Todo fotógrafo planeja o que precisa fazer para obter uma imagem exatamente como deseja, mesmo que precise fazer o mínimo possível de escolhas. Na captura final é possível encontrar uma visão específica que define a imagem. Foi László Moholy-Nagy (1895-1946), fotógrafo, designer, pintor e professor, quem estudou e definiu os oito modos de ver uma fotografia.
László defendia a integração da tecnologia e da indústria nas artes e aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos para interferir artisticamente na impressão de fotogramas. Foi na década de 1920 que previu modos de tratar um assunto fotograficamente, sendo a primeira tentativa de definir o que é possível realizar, diferenciando a fotografia das outras artes visuais.
De maneira resumida, os oito modos de ver uma fotografia são:
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- Visão abstrata: sendo um registro direto sem uso de câmera ou lente, ou seja, um fotograma.
- Visão exata: uma reportagem, registro de fatos sem manipulação da cena.
- Visão rápida: um momento rápido congelado.
- Visão lenta: imagens borradas provocadas por movimentos lentos e exposições longas.
- Visão intensificada: utilizando filtros, infravermelho; fotomicrografia.
- Visão penetrante: raios-X.
- Visão simultânea: resultado de montagens e múltiplas exposições.
- Visão distorcida: realizada em pós-processamento, utilizando manipulação e distorções óticas.
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Conhecendo estes conceitos é possível compreender melhor qual efeito suas fotografias proporcionam, além de te ajuda a planejar seus registros e aplicar a visão desejada. Que tal colocar estes modos de ver em prática? Tente produzir alguns deles e compare os resultados, assim você poderá aprimorar sua visão fotográfica.
Galeria
Veja algumas imagens produzidas por László: