Pular para o conteúdo

A mágica do espelho na fotografia

  • por

Roberto Campadello criou, nos anos 1970, um sistema de fotografia batizado de Persona para criar um encontro virtual entre rostos e corpos. As pessoas fotografadas se misturam sem se tocar. Tudo isso passando bem longe do Photoshop – difícil de acreditar?

persona01

Roberto dividiu essa descoberta com o filho, Daniel Campadello, que faz imagens encantadoras e intrigantes em seu estúdio em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. O processo não é tão complicado quanto possa parecer, essas fotografias lúdicas são obtidas com a ajuda de um espelho que não reflete completamente a imagem e nem é totalmente transparente. É um espelho parecido com algumas lentes de óculos de sol, que dá pra ver os olhos da pessoa, mas também reflete o que estiver por perto. Dá pra entender melhor na imagem abaixo, da família Campadello (Daniel, dona Carmem e Roberto) ao lado de um dos espelhos que é utilizado no estúdio.

persona02

A técnica do espelho faz muito sucesso entre famílias e casais, que gostam de fazer retratos românticos e divertidos. A cabine tem um espelho, desses que não refletem a imagem toda, e um jogo de luz. O espelho fica entre as pessoas que serão fotografafas. A forma como essas luzes são posicionadas é o que define a aproximação dos modelos.

Uma ideia simples que resulta em fotografias inusitadas e curiosas sem precisar fica horas na frente de um computador fundindo imagens em um programa de edição. Logo abaixo você confere algumas das fotografias que mais gostei, mas poderá ver muitas outras no site do estúdio, clicando aqui.

persona03

persona04 persona05

persona06 persona07

persona08 persona09

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *