Nem todo mundo preocupa-se em comprar uma bolsa específica para as câmeras, principalmente quando, com tanta tecnologia, a tendência é existir equipamentos cada vez mais compactos que caibam no bolso ou bolsas comuns. Mas eu insisto, invista uma graninha em uma bolsa específica para evitar desgastes desnecessários ao seu equipamento.
A bolsa é muito importante, afinal você não irá carregar apenas a câmera, mas também pilhas, baterias, cartões de memória, lentes extras, filtros e o que mais você precisar. Um pouco de proteção e organização é muito melhor que prejuízo e dor de cabeça!
Se você tem câmeras mais “parrudas” pode optar em comprar duas diferentes e separar seus apetrechos da maneira que preferir. Não esqueça que a limpeza também é fundamental. Poeira acumulada pode prejudicar suas lentes e outros equipamentos tão importantes.
É imprescindível tomar cuidado com a maneira que você carrega seu equipamento fotográfico, principalmente se você viaja muito. Uma bolsa para a câmera pode ser levada nas mãos dentro do avião, por exemplo, evitando os maus cuidados de quem joga cuida das bagagens.
Qual a melhor opção?
Aquelas tipo mochila (carregadas nos ombros) à prova d’água são as melhores, sem dúvida. Mas existem muitas opções no mercado. Tudo depende da quantidade e tamanho dos itens que você deseja carregar, por quanto tempo e aonde irá levá-los. Se você gosta das compactas, uma pequena já é o bastante, mas sempre carregue-a pendurada no pescoço.
Antes de comprar, lembre-se:
.* Evite bolsas que possuam marcas de equipamentos fotográficos (Nikon, Canon, Fuji etc.). A ideia é optar por uma bolsa com aspecto comum, que não denuncie o que você está carregando. Todos sabem que esses equipamentos são muito caros, principalmente os ladrões. Além de “camuflar” seus valores você economiza uma graninha, já que bolsas assim tendem a ser mais baratas.
.* Pense em tudo o que você deseja carregar e até mesmo nos equipamentos que pretende comprar futuramente. As bolsas, geralmente, têm opções de divisórias para organizar melhor as coisas, avalie como você irá aproveitar os espaços.
.* Opte pelas bolsas que possuam divisórias em velcro ou que permitam serem modificadas de acordo com sua necessidade – eu tenho uma assim e recomendo, afinal nem sempre você carrega as mesmas coisas.
.* Não esqueça que bolsos e compartimentos com zíper são extremamente úteis para carregar pequenos objetos (baterias, pilhas, cartões de memória, cabos, leitores de cartões etc.).
.* Nem sempre é uma boa ideia comprar câmeras e bolsas ao mesmo tempo. Geralmente quando o equipamento está “barato” os acessórios ficam caros para compensar.