Conteúdo atualizado há 1 ano
Existem várias opções de flashes no mercado, desde os built-in até os mais complexos e profissionais. Muitas pessoas têm dificuldades em compreender como usar o flash da melhor maneira para salvar uma fotografia sem estragá-la completamente. Não basta ligar e disparar, é preciso compreender quando, como e por qual razão você deve usar o flash.
Por esta razão vou preperar uma série de artigos para explicar melhor o uso dos flashes, que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas que merece um pouco de conhecimento e prática. Então aproveite os próximos posts do Fós Grafê e saiam para praticar. Se tiverem dúvidas ou sugestões é só entrar em contato.
Para começar, separei seis dicas que encontrei no livro Escola de Fotografia (de José Antonio Ramalho e Vitché Palacin) que podem fazer diferença nos seus próximos cliques.
1. Leia o manual do flash e da câmera
Você certamente vai melhorar suas fotos ao conhecer melhor os recursos do equipamento. Flashes sofisticados oferecem inúmeros recursos. Ler seu manual é fundamental.
2. Ângulos
Use ângulos em situações onde exista reflexo atrás do assunto. Ao fotografar um assunto que se encontra perto de uma parede ou superfície refletiva, você terá, muitas vezes, o retorno da luz do flash. Para evitar essa situação, procure ficar em ângulo com a parede. A luz baterá no fundo e será redirecionada para o lado.
3. Seja paciente
Aguarde a luz de aviso de carga do flash acender antes de clicar novamente. Muitos flashes não disparam até atingirem a carga total. Outros emitem uma quantidade de luz menor do que a esperada. Por isso, não insista.
4. Considere o uso de um rebatedor
O flash pode ser um grande aliado para preencher as sombras a céu aberto. Contudo, é inevitável que sua luz dura tire algum encanto da fotografia. Se você dispuser de um refletor experimente utilizá-lo. A luz refletida por ele será difusa e mudará muito a foto.
5. Energia
Tenha sempre pilhas novas em sua maleta. Tanto para o flash externo como para a câmera. Os flashes embutidos usam a energia da bateria da câmera.
6. Não use o flash
Considere o uso da uma longa exposição em vez do flash.