Todos concordam que atualmente os celulares – a maioria deles – não possuem câmeras fotográficas de alta qualidade. Por esta razão as fotos dificilmente ficam boas. Entretanto quero lembrar que quem faz a foto é o fotógrafo e não a máquina! Por esta razão resolvi escrever este post…
Com base no que já aprendi em leituras e com a prática venho afirmar que é possível, sim, melhorar a qualidade das imagens que capturamos através dos nossos celulares, basta prestar atenção a alguns detalhes e tomar alguns cuidados.
Iluminação
Mesmo que você possua a opção de flash, este nunca irá lhe fornecer uma boa distribuição da luz. A iluminação do ambiente é sempre uma excelente opção para fazer as fotos. A luz do sol é a melhor fonte, mas também é possível fazer fotos legais à noite (como o exemplo que acrescentei logo acima). Entretanto a luz do flash pode ser muito bem-vinda, até mesmo em ambientes externos e claros – o único problema será a influência que o flash tem sobre as cores, desta forma será preciso balancear o branco (tipo de cena) de acordo com a necessidade ou com seu gosto. Tudo depende da sua sensibilidade e intenção em obter certo resultado na hora de fotografar…
Balanço de Branco
A maioria das câmeras têm a opção de balancear o branco da imagem que será capturada. Depende de você decidir qual a melhor escolha. Geralmente este balanço está definido como “noite”, “ensolarado”, “nublado”, “sem luz” e coisas do tipo; não é difícil encontrar no seu aparelho.
Use a Resolução Mais Alta
Apesar de criar arquivos que ocupam mais espaço na memória do celular, suas imagens serão capturadas com muito mais detalhes. Use sempre esta opção para não perder nada.
Evite Usar Zoom
Se seu celular vem equipado com zoom digital esqueça-o! Zoom digital destrói as imagens, deixando-as com má qualidade, porque eles incham os pixels para aumentar a imagem, resultando em uma foto “quadriculada”. Portanto não use!! Entretanto, se o seu celular possui zoom ótico (são poucos os que têm atualmente) fique à vontade, pois este não causa distorções.
Fique “Quieto”
Evite ficar se mexendo ou tremendo. Quanto mais sossegado você ficar ao bater uma foto, mais interessante ela ficará, principalmente se você estiver em um ambiente com baixa iluminação. Pouca luz aumenta a ocorrência de borrões nas imagens se você se movimentar. Lembre-se que a câmera tende a se mover cada vez que você apertar o botão para capturar uma foto; isto pode ser controlado apertando o botão de forma mais lenta e segurando-o por mais tempo, para evitar que a câmera se mova.
Limpeza é Fundamental
Mantenha a área onde se encontra a câmera sempre limpo. Qualquer risco ou mancha pode prejudicar a sua imagem final, portanto evite danificar essa área.
Cuide Daquilo Que Já Gravou
Evite apagar as fotos, mesmo que não tenha gostado. A diferença entre o visor do celular e o monitor do seu computador é muito grande, você pode se surpreender com as fotos que fez (ou se arrepender quando apagá-las). E, sempre que você julgar necessário, faça ajustes com programas de edição para melhorar o que já ficou bom, mas cuidado com exageros 😉
Boas fotos!