Conteúdo atualizado há 12 anos
Há tempos que quero abordar este tema por aqui. O único problema foi encontrar alguém mais experiente para falar a respeito, já que não costumo comercializar minhas fotografias, por isso preferi não me arriscar.
Fiquei muito feliz em encontrar exatamente o que eu buscava. O fotógrafo profissional Geraldo Garcia escreveu um série fantástica de posts explicando detalhadamente como calcular custos e definir preços, para quem não sabe como vender suas imagens ou quer simplesmente conferir se está fazendo da maneira mais correta.
“Esse assunto é recorrente e muito importante. Escrevi esse texto faz alguns anos, pois acredito que o problema todo é fruto da falta de informação e isso acontece porque os fotógrafos novatos não recebem apoio e instrução dos fotógrafos ‘das antigas’. Na verdade muitos desses veteranos agem de forma discriminatória e protecionista sem perceberem que é essa atitude que faz com que os novatos cometam erros e prejudiquem o mercado”.
Aproveito para avisar que os posts são beeem longos. Mas vale a leitura, afinal é um assunto que pode facilitar demais sua vida de fotógrafo profissional. É uma verdadeira apostila para quem busca informações a respeito. Geraldo dividou o assunto em cinco posts:
○ Como cobrar por serviços fotográficos (introdução)
○ Como cobrar por serviços fotográficos (parte I)
○ Como cobrar por serviços fotográficos (parte II)
○ Como cobrar por serviços fotográficos (parte III)
○ Como cobrar por serviços fotográficos (parte IV)