Conteúdo atualizado há 12 anos
Já escutou aquela frase famosa: “a curiosidade matou o gato”? Em alguns casos, curiosidade demais pode trazer muitos problemas (digo isto por experiência própria), entretanto essa pode ser uma característica muito útil na vida de um fotógrafo. Existem algumas razões que podem explicar melhor…
Ajuda a perceber coisas que outras pessoas nem notam
É só dar uma olhada nas fotografias classificadas como “mais interessantes” do Flickr, por exemplo. Lá você pode encontrar centenas de imagens maravilhosas e a maioria delas tem assuntos que não costumam ser escolhidos com frequência, coisas do cotidiano que a gente nem imagina que podem ficar tão bonitas quando são fotografadas.
por luana183
Faz os fotógrafos descobrirem novas maneiras de capturar assuntos “normais”
Outra coisa legal que dá pra notar por lá também são imagens com assuntos já batidos, mas abordados de formas diferentes, deixando o que a gente já está cansado de ver com uma apresentação muito mais interessante. Isso é possível quando o fotógrafo foge do usual através de ângulos diferentes, testando novas possibilidades de capturar uma imagem de acordo com as possibilidades da câmera, ou simplesmente experimentando coisas básicas como pontos focais – particularmente as fotografias em macro – não pensados anteriormente.
Sede por novos conhecimentos
Também é notável que a grande maioria das fotografias mais interessantes são de fotógrafos que conhecem seu equipamento por completo. É sempre importante saber tudo o que é possível fazer com sua câmera, a curiosidade faz os fotógrafos descobrirem cada vez mais as possibilidades dos seus equipamentos. Existem milhares de experiências acontecendo no mundo fotográfico, isto é uma evidência do grande número de mentes curiosas que tentam descobrir o que pode acontecer se capturarem uma imagem dessa maneira ou de outra…
Fotógrafos curiosos intrigam os observadores de suas imagens
Ainda não foi possível provar esta teoria, mas as pessoas costumam gostar mais da produção dos mais criativos. As fotografias desses curiosos são mais atraentes porque ajudam o resto de nós a ver o mundo de maneiras diferentes e inesperadas.
E você, é curioso(a)?