Preste atenção na imagem abaixo… A parte colorida é a foto original, as duas em preto e branco são os cortes realizados para modificar o sentido da imagem. Na esquerda parece que o soldado americano está apontando a arma para a cabeça do iraquiano, enquanto na direita parece apenas que o soldado está sendo solidário
É por essas e outras que o Museu da Comunicação de Berna, na Suíça, organizou uma exposição de fotografias adulteradas pela imprensa e por governos totalitários a fim de manipular a opinião das pessoas. A exposição Imagens que mentem reúne mais de 300 fotos, das quais a maioria mostra celebridades em poses inventadas.
Os organizadores afirmam que a manipulação pode ser feita de três maneiras diferentes: “a mudança da foto em si, um texto insinuando uma situação diversa da fotografia ou o corte de parte da foto para mostrar só um ângulo específico”.
Além de manipulação de fotografias, a exposição acrescentou cabines de vídeos nos quais os visitantes podem conferir cenas de TV que foram adulteradas, assistindo tanto as cenas falsas quanto os takes originais.
Você pode conferir outras fotografias presentes na mostra clicando aqui.
After Post: Leia também “Perícia de Imagens Digitais“