Não é novidade para ninguém que muitos profissionais (principalmente do mundo da moda) exageram nos retoques feitos com o Photoshop ou com qualquer outro programa de edição. Defino exagero como quando ocorrem modificações intensas quando não são necessárias, em imagens sem problemas óbvios. As manipulações ficam cada vez mais perfeitas e somente especialistas conseguem perceber as mudanças, que geram polêmicas cada vez mais constantes.
Só que agora o assunto está ficando cada vez mais sério. Sério ao ponto de resultar na criação de um lobby parlamentar na Europa. no fim ano passado, que apresentou um projeto de lei na França pretendendo obrigar todas as fotos de moda que forem retocadas serem publicadas acompanhadas de uma caixa de advertência – como aquelas que vemos em embalagens de cigarros. A falta de aviso em fotos manipuladas poderá resultar em multa. O texto de advertência inicial foi apresentado da seguinte maneira: “Fotografia retocada com o objetivo de alterar a aparência física da pessoa”. E não para por aí, o Reino Unido também simpatizou com a ideia, há pessoas se mobilizando para apoiar a criação de uma iniciativa parecida no país.
Você acha que os franceses são radicais? Depende do ponto de vista! Afinal esse culto a um estereótipo de beleza que não existe afeta demais o bem-estar mental das pessoas, principalmente de adolescentes e jovens mulheres, que quando bombardeadas exaustivamente por imagens perfeitas de belezas impossíveis sofrem distúrbios mentais que distorcem a percepção da própria imagem. Isso tudo é um problema porque estes são os sentimentos iniciais que podem culminar em doenças (anorexia, bulimia etc.) e, até mesmo, em suicídio.
A verdade é que essa discussão toda é muito mais complexa do que a gente imagina. Eu, particularmente, não gostaria nada de ver fotografias cheias de selos por aí. E você, o que pensa disso tudo?