Conteúdo atualizado há 12 anos
Depois de ter postado o artigo anterior que fala sobre a exposição de imagens adulteradas resolvi procurar algo que explique como funciona a análise de fotos para saber se elas foram adulteradas ou não.
Encontrei um artigo muito legal que está na última edição da revista Scientific American Brasil e pode ser lido no site da revista (clique aqui para ler). Na matéria você descobre que existem profissionais dedicados apenas à apuração da realidade nas imagens e também encontra a explicação de cinco técnicas periciais que são utilizadas nesse processo.
Para quem se interessa, a leitura vale muito à pena!
“Fotografias fraudulentas produzidas com poderosos softwares comerciais aparecem constantemente, impulsionando o campo da perícia de imagens digitais.
Muitas falsificações podem ser expostas por meio de inconsistências na iluminação, incluindo a luz refletida pelos globos oculares das pessoas.
Algoritmos são capazes de detectar quando uma imagem contém uma área “clonada”, ou não possui as propriedades matemáticas de uma foto digital original.” (os Editores)