Conteúdo atualizado há 8 anos
É isso mesmo. Que tal parar de fotografar? Eu não sei vocês, mas às vezes penso que a fotografia está perdendo o seu encanto. São tantos smartphones e dispositivos com câmeras integradas, de fácil acesso, que chega até a assustar. Me assusta a facilidade que temos de registrar imagens hoje. E me assusta ainda mais as pessoas estarem banalizando a fotografia.
Talvez eu esteja acometida por um sentimento saudosista, já que minha infância e adolescência foi toda marcada por fotografias bem escolhidas, já que os filmes eram limitados, e de imagens impressas, que toda a família se reunia para apreciar e relembrar os momentos. É isso que estou sentindo: as pessoas pegam seus dispositivos portáteis e capturam centenas de imagens, quase todas iguais, e jogam tudo nas redes sociais, ou deixam só guardadas na memória dos dispositivos. Depois estas imagens são esquecidas, porque há novos momentos que precisam ser registrados todos os dias.
É engraçado perceber que todos querem fotografar tudo para registrar que viveram momentos legais, mas na verdade estavam apenas fotografando, e não aproveitando o momento. Não sabemos mais escolher nossas fotografias. Não sabemos mais apreciar nossas fotografias. Não sabemos mais reconhecer a fotografia como produção artística.
Às vezes penso que os fotógrafos são os que menos fotografam hoje. E quando querem cobrar por seus serviços são acusados de cobrar caro por algo que é tão fácil fazer hoje em dia. Sei que a tecnologia tem inúmeros benefícios, mas também acaba causando alguns problemas por aí.
Acho que estamos na era da superprodução de imagens que nunca serão admiradas de verdade. Acho que estamos numa era na qual precisamos parar de fotografar para reaprender a fotografar. Talvez o mundo das imagens voltasse a ficar mais interessante, com menos excesso. Assim, os exagerados poderão aprender a controlar o dedo e escolher melhor as imagens. E os que quase não fotografam poderiam descobrir toda a magia e o encanto que existe em poder registrar lugares, objetos, pessoas e momentos.
Só escrevi esse post hoje porque senti a necessidade de registrar este desabafo. Aguardo a opinião sincera de vocês, para que eu possa descobrir se estou ficando chata demais ou não… rs
Concordo.Fotografar é uma arte, que infelizmente está sendo banalizada. Também acho que as pessoas deveriam preocupar-se mais em aproveitar os bons momentos e não passar o tempo todo tirando fotos. Acredito que um bom curso de fotografia, tem até cursos gratuitos muito bons, que podem ensinar essa arte aos amadores, fanáticos por “flashes”.
É isso mesmo, Julia. Precisamos recuperar o amor e a dedicação pela boa fotografia! 🙂
Obrigada pela visita e por ter compartilhado sua opinião. Não esqueça de voltar ao blog para conferir as novidades.
Um abraço
Fenômeno desagradável e inevitável. Fico impressionado com a quantidade de “imagens” nas redes sociais e mais ainda com a ausência de fotografias. Detalhes que faziam uma foto ser eternizada foram engolidos por caras e, literalmente, bocas. Ainda tenho ânimo para registrar algumas poucas cenas, mas a julgar pelo que o futuro promete, logo cansarei. Como não sou profissional, acho que posso me dar a este luxo… De resto, ficam as boas histórias captadas a tempo.
É verdade, Claudio. Às vezes sinto o mesmo… As redes sociais estão lotadas de imagens, mas quase nenhuma delas agrada aos olhos. Está cada vez mais difícil encontrar fotografias que signifiquem, que encantem. Nos resta apenas torcer para que este “mundo de selfies” seja temporário.
Obrigada pela visita e por ter compartilhado sua opinião. Não esqueça de voltar aos blog para conferir as novidades. 😉
Um abraço
HDs lotados de imagens, mas que na sua grande maioria não serão lembradas diante da futura geração…hj as pessoas querem clicar tudo, registrar o máximo q conseguirem, porém as centenas de fotos nunca sairão de seus arquivos, pq parece q a finalidade da foto de hoje é para ser publicada em rede social.
Como amo foto impressa! Como amo rever minhas fotos de infância amareladas, desfocadas e por vezes manchadas. Isso tem valor eterno.
Exatamente Leila! A fotografia digital é ótima e facilita em vários aspectos, mas a tecnologia está prejudicando o valor da fotografia. Parece tudo tão banal e temporário. Parece que não teremos mais grandes memórias no futuro, infelizmente.
Obrigada pela visita e por ter compartilhado sua opinião. Não esqueça de voltar ao blog para conferir as novidades. 🙂
Um abraço
Realmente estão banalizando a fotografia. Fotografia é uma arte, poesia impressa, momentos inesquecíveis. Não sou profissional, mas amo tirar fotos, principalmente de natureza, mas infelizmente por alguns contratempos estou impossibilitada de sair para os parques e trilhas. Sinto muito falta dessa magia e energia.
É uma arte linda que precisa ser mais valorizada! Espero que em breve você possa retomar sua arte!
Vou adorar receber sua visita mais vezes. Volte sempre para conferir as novidades!
Um abraço