A fotografia de natureza-morta dá ao fotógrafo grande nível de controle sobre todos os aspectos da imagem. Não exige muito espaço. Não custa caro. E, a menos que você esteja fotografando com a luz que vem da janela, não depende do clima. Basicamente, trata-se de fotografar qualquer objeto ou conjunto de objetos inanimados e colocá-los em um contexto que conte uma história ou transmita uma emoção.
A fotografia digital faz com que seja mais fácil do que nunca aprender essas habilidades. Usando a mesa da sua cozinha, algumas luzes simples e um pouco de imaginação, você pode fazer imagens maravilhosas de natureza-morta.
O equipamento que você deve providenciar em primeiro lugar, e que também é o mais importante para fazer esse tipo de fotografia, é um tripé bem firme. É bem provável que você vá fotografar com velocidade baixa de obturação, a menos que as luzes sejam muito fortes ou você use flash. Outra boa razão para ter um tripé é que ele lhe permite manter a posição da câmera – e a composição – enquanto ajusta a iluminação.
Quando se fotografa natureza-morta, a iluminação é tão importante quanto o objeto fotografado. Há uma ampla variedade de tipos de iluminação disponíveis, desde iluminação de estúdio dispendiosa até lâmpadas de leitura comuns. Se você não tiver nenhuma luz de estúdio, não se desespere. Alguns rebatedores feitos em casa, ou um difusor para a luz do sol, ou o seu disparador de flash podem expandir e aprimorar a sua iluminação.
Há dois tipos de fundo essenciais para a boa fotografia de natureza-morta: o preto e o branco. Eles podem ser feitos com qualquer superfície que você preferir: acrílico, fórmica, tecido, veludo, tela pintada etc. Conforme você for adquirindo corangem de se aventurar mais, faça testes com padrões e texturas. Ou compre telas de pintura e crie seus próprios fundos.
Fundo preto
O fundo inteiramente preto é o primeiro tipo que sugiro para começar. Gosto de veludo porque ele absorve qualquer luz que incide sobre ele. Como resultado, não há sombras nem reflexos nas fotos. O veludo deve ser colocado de modo que o objeto fotografado fique em uma ponta do pano com o resto amarrado por cima de uma armação apropriada. O fundo não pode ter emendas.
Fundo branco
Um fundo branco pode ser usado mais ou menos da mesma maneira que o preto, com a diferença de que haverá sombras na imagem. Há também uma técnica a ser utilizada com o fundo branco para dar a impressão de que os objetos estão flutuando no ar. A iluminação do fundo tem que ser separada do objeto e deve ser cerca de dois pontos mais forte que a do objeto a ser fotografado.
Veja como funciona: pegue um pedaço de vidro limpo e o apóie entre duas cadeiras. Ajeite seu objeto em cima desse vidro e ajuste suas luzes de modo que o objeto esteja iluminado da maneira desejada. Fotografe de cima com sua câmera sobre o tripé. No chão, embaixo do vidro, estenda um lençol branco e o ilumine separadamente, de modo a ficar dois pontos mais claro do que o objeto.
Se a leitura do fotômetro do objeto for 1/30 segundo em f/8, então a leitura de luz do lençol deve ser de pelo menos 1/30 segundo em f/16. Assim, você garante que o fundo vai ficar “estourado” e que a distância do objeto até o fundo será grande o bastante para garantir que sairá totalmente fora de foco, sem nenhuma textura visível.
Fundo translúcido
Se você comprar um pedaço grande de acrílico translúcido, pode expandir ainda mais suas possibilidades de natureza-morta. O acrílico exigirá algum tipo de moldura de suporte para que se curve suavemente no meio, formando um arco. Ao iluminar o acrílico de baixo com uma luz separada, o objeto passará a impressão de estar flutuando sobre o nada.
Outros fundos
Há outros tipos de fundos que podem ser usados na fotografia de natureza-morta. Tecidos que complementem os tons e as texturas do seu objeto, dispostos de maneira a fazer com que a iluminação crie contornos interessantes que possam produzir resultados agradáveis. Olhe para o ambiente ao seu redor e preste bastante atenção para detectar coisas que possam ser usadas como fundos interessantes. Um monte de folhas secas, pedrinhas na praia ou areia podem fornecer textura e forma que adicionam beleza à sua imagem de natureza-morta.
Esses são fundos básicos, mas não tenha medo de fazer experiências. Se você chegar à conclusão de que seu interesse está em natureza-morte e fotografia de produtos, talvez seja bom pensar em adquirir equipamento de iluminação comercial de estúdio. Recomendo insistentemente que você experimente primeiro a alternativa “faça você mesmo”, ainda que for só para aprender. Quanto mais você praticar com a iluminação, melhores suas fotos vão sair.
Imagens do Flickr
Fonte: Guia Completo de Fotografia da National Geographic