Quem nunca ouviu alguém dizer: “Ah, encontrei esta foto no Google, pode usar!”. Por esta razão muitos fotógrafos têm medo de publicar suas fotos on-line. Mas parece que o Google Imagens está tentando mudar isso… Agora é possível realizar pesquisas baseadas em licenças de uso. Acabou a velha desculpa de “se está no Google é livre”.
A ferramenta foi criada há alguns anos, mas só agora foi liberada para uso de todos os usuários. Infelizmente não encontrei nenhuma explicação de como esses filtros avaliam as imagens. A novidade foi anunciada apenas no Twitter de Matt Cutts, executivo Google.
Now you can slice/dice Google image searches by usage rights under “Search tools. Thanks to @lessig for the request! pic.twitter.com/8mQxxebTHJ
— Matt Cutts (@mattcutts) 14 janeiro 2014
Por enquanto, é possível realizar pesquisas por meio de cinco filtros diferentes:
- Não filtradas por licença (padrão para qualquer pesquisa inicial)
- Marcadas para reutilização livre
- Marcadas para reutilização comercial
- Marcadas para reutilização com modificação
- Marcadas para reutilização comercial com modificação
Vale destacar que a ferramenta é excelente para quem precisa de imagens específicas, entretanto é sempre importante checar a fundo a autorização de uso. Afinal, sem ter uma explicação (até o momento) de como os filtros funcionam fica difícil confiar totalmente nos resultados apresentados.
Sendo assim, se você precisa de fotos gratuitas procure-as em bancos de imagens que oferecem esse tipo de licença. E se você é um fotógrafo preocupado com seus direitos, continue cuidando para que seu trabalho não seja “roubado” (uma bela marca d’água pode resolver essa questão).
Enfim, espero que estes filtros evoluam e que todos usem e respeitem os direitos de imagem. Sei que em um mundo digital e on-line isso parece ser impossível, mas não custa nada sonhar, não é mesmo? 😉