Pular para o conteúdo

O que você pensa antes de fotografar?

  • por

Conteúdo atualizado há 11 meses

Pode até parecer uma pergunta estranha, mas é exatamente isso que proponho aqui. Reflita um pouco e identifique o que você pensa antes de fotografar. Ou, em outras palavras, por que você está fotografando?

Em um post anterior também sugeri uma reflexão, sobre a nossa atual realidade de acumular fotos e nunca mais vê-las. E depois de pensar um pouco mais sobre o assunto, cheguei à conclusão de que vivemos esta realidade justamente por não pensarmos o suficiente.

Acho que as pessoas que fotografam tudo e saem correndo, sem ao menos admirar e aproveitar o momento com os próprios olhos, mudariam esse comportamento se pensassem mais. Se pensassem para escolher quais detalhes desejam guardar de recordação. Se pensassem que as viagens foram feitas para nos proporcionar boas experiências e não apenas um cartão de memória lotado. E várias outras questões.

Então, te convido a refletir comigo sobre o que, de fato, é importante pensar antes de fotografar.

imagem ilustrativa de um fotógrafo em contra-luz no pôr-do-sol de cabeça baixa para representar o que pensar antes de fotografar
Um fotógrafo pensando antes de fotografar | Foto: Pexels

Qual é a real intenção da sua fotografia?

No fundo é isso que quero destacar aqui. Você já parou para refletir sobre suas intenções ao fazer fotos? Se você não tem intenção alguma é preocupante. Fotografar apenas por prazer não é errado, mas é possível fazer registros muito melhores quando forem atingidas todas as intenções do fotógrafo.

Mas quais são estas intenções? São inúmeras. Você pode querer relembrar bons momentos no futuro, causar sentimentos nas pessoas que observarão suas fotos ou, até mesmo, atingir a meta de produzir fotografias de tirar o fôlego ou causar comoção. Enfim, pode ser qualquer intenção, mas ela precisa existir!

É por isso que as imagens premiadas e admiradas são especiais! Porque elas apresentam uma narrativa, nem que seja mínima. E narrativa na fotografia é, para mim, a capacidade que a imagem tem de se comunicar com o observador; de contar uma história. E histórias bem contadas só podem ser criadas a partir de intenções bem definidas. Entende?

Você pensa antes de fotografar?

Para ir mais a fundo, tentar resumir e te provocar mais uma reflexão deixo aqui as palavras da autora Maria Short, no livro Contexto e Narrativa em Fotografia, publicado pela extinta editora Gustavo Gili S.L.:

“O ponto-chave aqui é que uma fotografia pode provocar uma ressonância maior do que a de um mero registro de eventos. Reflita sobre a foto a partir da perspectiva da intenção, mas observe-a de maneira a enxergar o que realmente está lá e como isso está apresentado, uma vez que é isso que o público vai ver e é a isso que ele vai reagir. Se você disser: ‘eu gostaria de transmitir uma impressão x em minha foto’, pode ser útil esclarecer em palavras o que é esse x e então examinar a foto e se perguntar se cada componente que está lá contribui para a transmissão de x.”

Enfim, para criar narrativas, ressonâncias, emoções e tudo o mais que você desejar, reflita! Trace suas intenções e vá em busca de elementos que condizem com o que você planejou. Afinal, nem sempre temos a sorte de fazer uma ótima fotografia sem querer.

Então perguntarei de novo, o que você pensa antes de fotografar?

40 perguntas para fazer antes de fotografar

Este texto foi escrito por um dos leitores do blog Digital Photography School, Jan Neault Phillips. Temos de concordar que dependendo do assunto a ser fotografado é quase impossível parar para refletir a respeito de 40 questões antes de fazer o click.

Mesmo assim, gostei das sugestões de perguntas para reflexão que ele deu, acho bastante pertinente para amadores e para quem deseja saber o que é necessário ter em mente para obter boas fotografias. Além de ser uma boa lista para te ajudar a refletir e complementar ainda mais o conteúdo deste post. Vamos lá?

  1. Qual modo eu quero fotografar (manual, AP, SP, automático ou pré-programado)?
  2. Se eu optar pelo pré-programado, qual velocidade e diafragma usarei?
  3. Qual formato eu quero fotografar, RAW ou jpeg?
  4. Qual será o ISO? A velocidade está suficiente?
  5. É muita granulação para a foto?
  6. Qual balanço de branco devo usar?
  7. Preciso ajustar um balanço de branco específico?
  8. Eu trouxe meu cartão cinza 18%?
  9. Qual modo de medição devo usar?
  10.  Qual definição de cor eu preciso?
  11. Devo usar foco automático ou manual?
  12. Desejo fazer um bracketing da foto?
  13. Usarei o flash?
  14. Como vou usá-lo?
  15. Qual história estou tentando contar?
  16. Preciso trocar de lentes?
  17. Se precisar, qual devo escolher?
  18. Vou fotografar com perspectiva de paisagem ou retrato, ou um ângulo mais criativo?
  19. Preciso de tripé?
  20. Vou respeitar a regra dos terços ou quebrá-las?
  21. Quais outras regras eu devo seguir?
  22. Há linhas principais que eu possa usar?
  23. Que tal se eu procurar por uma curva-S para ser guia?
  24. Há alguma coisa que eu possa usar para emoldurar a fotografia (galhos de árvores, por exemplo)?
  25. Vou mudar essa foto para preto e branco, sépia ou qualquer outra coisa na pós-produção?
  26. Tenho ponto focal?
  27. Meu assunto está em movimento ou é estático?
  28. Para assuntos em movimento, eu vou fazer um panning, desfocar o fundo ou desfocar o assunto?
  29. Existe algum padrão que eu possa usar?
  30. Como está a iluminação? As sombras estão densas ou fracas?
  31. Quero enfatizar as sombras?
  32. A luz está muito forte?
  33. Será que removerá os detalhes?
  34. Meu horizonte está alinhado?
  35. Será que eu consigo um ângulo melhor?
  36. Devo esperar por uma iluminação melhor?
  37. O que o leitor de luz me diz?
  38. Devo aumentar a velocidade do obturador ou abrir mais o diafragma?
  39. Está bem focado?
  40. Será que acabei de perder uma boa imagem?

Nossa, quanta coisa, não é? Às vezes fazemos tudo tão no automático e nosso cérebro funciona tão rápido que nem percebemos quanta coisa passa pela cabeça antes de fazer uma foto. Eu também me assustei e duvidei que teria 40 perguntas para se fazer antes de fotografar, mas aí estão elas!

Espero que tenha gostado do conteúdo deste post e não deixe de conferir outros artigos aqui do blog, sobre como melhorar sua fotografia e até mesmo sobre a encantadora história da fotografia. Te espero lá!

1 comentário em “O que você pensa antes de fotografar?”

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *