Pular para o conteúdo

20 dicas para fotografar na rua

  • por

Conteúdo atualizado há 8 anos

Fotografar na rua pode ser uma experiência incrível, tanto para amadores quanto para fotógrafos profissionais. Você aprende a observar melhor as coisas para escolher bons momentos, aprende a lidar com a iluminação que estiver disponível e aprende a pensar com maior agilidade. Por isso tudo vale muito a pena tentar.

dicas para fotografar na rua

FOTO: leguico

Dicas para fotografar na rua

01. Quanto menos melhor: não carregue muito equipamento, isso irá facilitar sua movimentação para conseguir clicar fotos de maneira mais rápida.

02. Fuja de clichês: evite as fotos turísticas – tente fazer imagens com cara de ‘behind the scenes’, dando um ar de ‘vida real’ para as cenas que clicar.

03. Momentos roubados: faça imagens das pessoas antes que elas se posicionem para serem fotografadas. Retratos com pose são bem legais, mas retratos inesperados e naturais são incríveis!

04. Cores verdadeiras: o preto e branco é a opção mais utilizada quando a intenção é fotografar na rua, mas não deixe as cores de lado. Elas também são muito atrativas e proporcionam ótimos resultados.

05. Por trás: geralmente o que está acontecendo ou o que existe atrás do seu assunto escolhido também pode render boas imagens. Busque por outros detalhes para fazer imagens mais atrativas.

Rue Hutchison

06. Diagonal: fuja um pouco do enquadramento horizontal tradicional. Fazer fotos em diagonal podem deixar suas imagens muito mais interessantes.

07. Atrativos diferenciados: ouse na hora de pensar na composição das fotos. O assunto principal pode ficar mais atrativo com uma produção diferenciada, como fotografar uma criança delicada em uma rua toda suja, por exemplo. Deixe sua imaginação falar mais alto!

08. Arte na rua: artistas de rua, paradas, festas e qualquer outro tipo de entretenimento são excelentes escolhas e, geralmente, resultam em boas fotos.

09. Além das ruas: lugares onde as pessoas costumam se reunir em grande número também resultam em boas fotografias, como, por exemplo, zoológicos, shows, parques, eventos esportivos etc.

10. Novos ângulos: encontre maneiras de ficar mais alto ou mais baixo, essas novas perspectivas podem prender a atenção dos observadores.

red oldie

11. A prática leva à perfeição: fotografe muito, o tempo todo! Com o tempo as suas técnicas fotográficas sempre melhoram. Você não apenas aumentará seus conhecimentos técnicos, mas também escolherá melhor os assuntos para serem feitos na rua.

12. Detalhes: às vezes a melhor coisa que você pode fazer é chegar bem perto do assunto, talvez até apareçam algumas dificuldades, mas você sempre conseguirá belas imagens.

13. Divirta-se com o sol: geralmente as pessoas evitam fotografar com a forte luz do sol, que produz grande contraste entre luz e sombras, mas nas ruas você pode quebrar as “regras” e fazer o que tiver vontade!

14. Sempre pronto: deixe sua câmera sempre preparada, você nunca sabe o que pode acontecer. Facilitar o acesso à câmera te ajuda a não perder nenhuma oportunidade.

15. Visite sempre: fotografias de rua não precisam ser totalmente espontâneas, se você encontrar uma cena em potencial volte para fotografá-la quando for possível.

16. Movimentos congelados: a rua é um lugar de movimento, para capturá-lo e fazer boas fotos tenha certeza que o seu obturador está definido em velocidade suficiente. 1/125 ou mais com um ISO mínimo de 400 é o mais recomendado. Mas você também pode optar por velocidades mais baixas para fotografar os movimentos com pequenos “borrões”, que também causam um efeito muito interessante.

 

17. Faça parte: misture-se nas cenas, tire fotos discretamente, sem que ninguém perceba.

18. Vida através das lentes: exagerar na perspectiva te ajuda a colocar o assunto em um contexto que atrai o olhar, com grande profundidade de campo.

19. Evite problemas: as pessoas ficam desconfiadas quando são fotografadas de repente, portanto faça fotos em lugares que seja comum outras pessoas fotografarem. Sorria, seja educado e esteja preparado para deletar fotos se alguém reclamar.

20. Localização: isso é essencial sempre! Escolha lugares onde as pessoas se encontram para interagirem umas com as outras e horários nos quais elas estejam mais presentes.

dicas-para-fotografar-na-rua

FOTO: frolik2001


É isso aí pessoal. Quem souber de alguma dica extra para fotografar na rua, que não entrou nesta lista, favor compartilhar com os coleguinhas no espaço de comentários! Boas fotos!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *