Entre os dias 05 e 09 de agosto de 2015, a cidade histórica de Itu, interior de São Paulo, será palco da segunda edição do Festival de Fotografia Interfoto. Como manifestação cultural e artística que visa valorizar a fotografia em todos os seus aspectos, o evento possui uma vasta programação com exposições, oficinas, palestras, debates, saídas fotográficas, entre outras intervenções. O evento terá uma convocatória com o tema Tempus Fugit e fotógrafos poderão enviar seus trabalhos até 15 de julho!
Os trabalhos serão apresentados a nova seção ‘Itu Inter Foto-Sensível, espaço dedicado às convocatórias do festival. O tema deste ano, Tempus Fugit – mas ele foge, irreversivelmente nos escapa, convida os fotógrafos a construir imagens que refletem sobre o tempo e sua inexorabilidade. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e enviar uma única foto com o tema até o dia 15 de julho, fazendo a inscrição no site. Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva.
O Interfoto possui o apoio de importantes entidades do segmento, da indústria e conta com grandes nomes do universo da Fotografia em sua programação.
“Procuramos ser democráticos e idealizamos este evento como um espaço para a celebração da Fotografia em todos os seus aspectos. Temos atrações tanto para os profissionais da área como para fotógrafos amadores, amantes da fotografia e todo o público em geral, que terá neste evento uma opção de turismo e cultura.” – conta o fotógrafo Flávio Torres, idealizador do Interfoto com o apoio da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo).
Itu: o berço da fotografia
A cidade de Itu foi recentemente descoberta como participante importante no desenvolvimento da fotografia no Brasil, sendo o local onde foram “reveladas” as primeiras fotografias no país. Conforme dados do pesquisador Erivam Oliveira, o inventor isolado da fotografia no Brasil, chamado Hercules Florence, “revelou” suas primeiras fotografias em Itu, no laboratório do cientista e amigo Carlos Engler, dono de um dos únicos locais do Brasil capazes de realizar os experimentos de Florence. Conforme o pesquisador, é muito provável que a palavra fotografia tenha sido criada por Florence e Engler.
Programação do evento
Exposições
- Retrospectiva ARFOC-CANON 2014
- Carometro – Gustavo Scatena
- Frontera Cotidiana – Hèctor González de Cunco – Chile
- Convocatória “Tempus Fugit”
- Janelas da Alma – Flávio Torres
- Máscaras Impermanentes – Alessandro Celante
- Corpos Caleidoscópicos – Luciane Panisson
- O Pai da Minha Mãe – Rafael Pieroni
- Manifesto do Papel – Realização: Canson e Coletivo Coccon
- Vejo Aquilo Que Não Vejo – Vane Barini
- Huerquehue – Joaquín Prieto – Chile
- Projeções alunos CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)
- Ilha Bela: Pescando Estrelas – Filipe Britto
- A Invasão – Estefania Gavina
- Atavos – Pola Fernandez
- Maior Varal Fotográfico do Mundo (Homenagem aos exageros de Itu) – Foto Clubes de Itu, Campinas, Sorocaba e Região.
- “Itu em Fotografias e Postais” – Professora Maria Aparecida de Menezes Borrego – dissertação de mestrado do arquiteto André Luís de Lima
Oficinas
- “Fotografia de Rua” – Keiny Andrade
- Do Ateliê à Fotografia – Museu da Energia (Ana Paula Sbrissa e Fernanda Morais)
- Processos Históricos de Impressão – Keiji, Celante
- Time Lapse – Erivam de Oliveira
Palestras
- “Fotografia, uma ferramenta para transitar pela vida” – Hèctor González de Cunco
- “Carômetro” – Gustavo Scatena
- Papéis para arte – Luis Castañón
- “Impressão Fine Art” – Fernando Riguetto
- “História do Fotojornalismo” – Erivam de Oliveira
INTERFOTO ITU 2015
05 a 09 de agosto de 2015
Inscrições gratuitas!
Informações: www.interfotoitu.com.br