Pular para o conteúdo

3 razões para você desistir de ser fotógrafo

  • por

Conteúdo atualizado há 8 anos

Tá bom, peguei pesado no título, acho que ninguém aqui quer desistir de fazer o que gosta de verdade. Aliás, nunca vi ninguém dizendo que trabalha com fotografia só para ganhar dinheiro. É incrível como os TODOS os profissionais da área adoram o que fazem, profundamente. Entretanto, o título se deve a um artigo que li, na VPS, que destaca exatamente isso: razões para que você desista do seu sonho de ser fotógrafo. A questão central é abordar as maiores dificuldades da profissão para que você fique preparado para enfrentar qualquer dificuldade.

razoes para desistir de ser fotografo
Foto: Paula Zucoloto

Quem nunca se questinou: “será que algum dia vou conseguir ganhar dinheiro com isso?”. Há os que acreditam que fotógrafos que conquistam sucesso financeiro fazem parte de uma pequena parcela de sortudos, em meio a uma enorme quantidade de profissionais que passam a vida tentando conquistar o sucesso.

Claro que tudo isso também envolve a dedicação e a qualidade do trabalho individual, mas será que todos aqueles que ganham pouco ou ganham apenas o suficiente para sobreviver são tão ruins assim? E será que todos os grandes fotógrafos que vivem no luxo e com as contas bancárias recheadas são todos bons? É um ponto bem interessante para se pensar a respeito.

Mas vamos ao que interessa no momento: as principais dificuldades que todos enfrentam quando decidem viver de fotografia.

 

A única maneira de conquistar o sucesso é ter sorte na vida

Você costuma realizar apostas em jogos de azar como a MegaSena e afins, torcendo para conseguir ganhar o grande prêmio? Então você acredita em sorte. A sorte é algo que simplesmente faz as coisas acontecerem, sem você precisar se planejar ou se esforçar para conquistar objetivos.

Talvez a área fotográfica seja baseada em sorte, você nunca saberá o que irá acontecer com sua carreira a partir do momento em que decidir se dedicar à profissão. É preciso torcer para que as pessoas gostem do seu trabalho ao ponto de ficarem dispostas a pagar por ele. Quantos de vocês trabalha fotografando eventos, por exemplo, sem nunca ter focado nisso antes? Às vezes a vida nos apresenta caminhos nunca antes imaginados, mas que podem ser as melhores opções de carreira.

 

Você só consegue ganhar dinheiro trabalhando para alguém

Até hoje não inventaram nada mais “seguro” do que um empregador, para quem você trabalha 40 horas por semana (ou mais, muito mais) e ainda sabe exatamente quanto irá receber no fim do mês, junto com outros benefícios. Entretanto, nem sempre a carreira de um fotógrafo caminha dentro desse padrão.

É preciso trabalhar por conta, correndo atrás de clientes o tempo todo, sem saber quanto terá acumulado no fim do mês, sem ter um orçamento equilibrado para planejar contas e tudo mais. Isso também pode acontecer para quem escolhe trabalhar em empresas pequenas. Resumindo, o futuro é sempre incerto e a corrida por clientes é inevitável. A não ser que você tenha um pouco de sorte para criar sua própria empresa bem sucedida no ramo fotográfico.

 

Todo dia algo novo acontece, você nunca conseguirá seguir planejamentos

Todas as pessoas do mundo terão, em média, 29 mil dias de vida, e nenhum desses dias serão completamente iguais. Isso significa que é bem difícil de você conseguir montar e seguir à risca um planejamento de vida, seja pessoal ou profissional. Não estou dizendo que os planejamentos não servem para nada, eles são úteis, sem dúvida!

A questão é que você estará sempre correndo o risco de que tudo mude no meio do caminho e você tenha que desistir de algumas coisas ou, até mesmo, viva algumas surpresas profissionais maravilhosas. A dica aqui é: esteja preparado para tudo! Da mesma maneira que você pode criar um planejamento de sucesso, não pode esquecer de planejar, também, seus possíveis fracassos.

 

Essas razões talvez não sejam exatamente perfeitas e convincentes a ponto de você jogar tudo para o alto. E minha intenção não é provocar esse tipo de revolta. O objetivo mesmo é parar para refletir um pouco e avaliar se sua carreira está caminhando da melhor maneira possível.

O que você pensa sobre isso?

 

[notification type=”notification_info” ]INDICAÇÃO DE LEITURA
[VPS] – 3 reasons you should give up your dreams of being a photographer[/notification]

10 comentários em “3 razões para você desistir de ser fotógrafo”

  1. Ridículo este texto, a pessoa q faz por vontade e não por dinheiro é sucesso garantido, nenhuma profissão da dinheiro se vc não gosta do q faz, um engenheiro um medico , se ele não for bom e não gostar não adianta não ganha $$$, então faça o q sinta prazer em fazer, desistir é coisa de PERDEDOR, só os fracos desistem.. Então bola para frente.. Q o futuro é brilhante

  2. eu gostei muito do artigo e que o melhor quando vc faz bom trabalho e seu cliente gosta seu do resutado e passa a falar o quanto ele gostou doresutado fimal e ele comesa a emdicar aus seus amigo falado do seu trabalho e muito bom e começa se comtratado para outro trabalho fotografico e isso vc passa a amar muito mais se o que faz a ser um fotografo eu sou um fotografo que amor a fotografia desde os 13anos e comecei a emteder sobre a fotografia e a cada dia quero mais apreder a essa arte que e fotografa por amor .

  3. Eu gostei muito do artigo e que o melhor quando
    vc faz bom trabalho e seu cliente gosta seu do resultado e passa a falar
    o quanto ele gostou do resultado final e
    ele comesa a indicam aos seus amigo
    falado do seu trabalho e muito bom e começa se contratando para outro
    trabalho fotográfico e isso vc passa a amar muito mais se o que faz a ser um
    fotografo eu sou um fotografo que amor a fotografia desde os 13anos e
    comecei a entender sobre a fotografia e a cada dia quero mais aprender a essa
    arte que e fotografa por amor .

  4. Olá, vi seu post e não pude me conter.
    Daonde vc tirou tudo isso? É preciso torcer pra um cliente “gostar” das suas fotos? No meu caso (e para todos os outros fotógrafos), para alguem contratar meu serviço, é necessário apenas oferecer o que o cliente quer, simples assim, não preciso de sorte, não preciso torcer, preciso apenas mostrar às pessoas que faço boas fotos.
    Em qualquer profissão cada dia é diferente do outro, não só na fotografia. Coisas diferentes e inesperadas acontecem TODOS os dias, e a única maneira de ter algum controle do seu trabalho e tempo é PLANEJANDO (ou seja, organizar tarefas). Podemos planejar em qualquer âmbito, seja profissional, pessoal, nos relacionamentos.
    A última dica foi provavelmente a mais non-sense de todas. Planejar os possíveis fracassos?!?! Que isso? Temos que estar preparados para o fracasso, com certeza, mas planejá-los é coisa de fracassado.
    Lembre-se, se não mostrar ao mundo O QUE você faz e ONDE faz, o mundo nunca baterá na sua porta.

    1. Olá, Conrado!
      Conforme informei no início do artigo, as questões apresentadas foram encontradas em um texto da VPS. Acredito que você tenha interpretado mal alguns pontos apresentados. Releia e veja que a função do texto é apenas causar reflexão. Mas toda opinião é bem-vinda por aqui.

  5. A amigona aí não disponibilizou a tradução do texto original na integra… só apresentou a parte do ‘banho-de-água-fria’… O autor original desfaz esse trecho com uma injeção de ânimo utilizando-se da própria experiência para isso. Qual a finalidade da pessoa que apresentou essa tradução? Tentar diminuir a concorrência? Desmotivar fotógrafos iniciantes como eu e outros tantos que procuram informações sobre essa área apaixonante que é a fotografia? Se era essa a intenção, não tivesse citado a fonte original do texto, talvez conseguisse ludibriar alguns de nós. De outro modo, na próxima vez que publicar conteúdo de outra fonte, apresente a ideia do texto original para que todos tenham acesso a mesma informação se é que essa foi a intenção… acho que não!

    1. Olá, Jeronimo!
      O objetivo do blog não é copiar e colar conteúdo de terceiros. A ideia é captar algumas ideias e incluir aqui para causar reflexão. É uma pena você pensar que o texto foi publicado para prejudicar fotógrafos, quem acompanha o blog sabe que o objetivo não é esse. De qualquer maneira, agradeço a visita e obrigada por sua opinião.

  6. Jeeeesus…

    O texto é para por os deprimidos ao chão, um texto literalmente destinado aos fracassados.

    A única maneira de conquistar o sucesso é ter sorte na vida?
    Senhor da patagônia, de onde essa criaturinha tirou essa ideia ?

    A única maneira de você ter sucesso, é se instruir, buscar conhecimento, sabedoria, por em ação seus conhecimentos, arriscar, ousar, ir em frente com garra, fé e determinação.
    E principalmente, nunca ler um texto tão deprimente como esse este.

    Se você quer ser fotógrafo, vá em frente… O sucesso lhe aguardo logo ali!
    É não parar para ler um texto doido desses.

    Dizer que você só consegue ganhar dinheiro trabalhando para alguém, isso não vou comentar, de tão bizarro.

    rs rs rs…

    Eu estou com a impressão que o texto foi mal colocado, acredito que ideia era causar reflexão, mas esta causando desanimo para os novatos.
    Imagino eu lendo isso no inicio da minha carreira, eu sentava e chorava de desgosto….rsrs

    1. Olá, Helio!

      O texto foi inspirado em um outro publicado na VPS – inclusive há aí o link original para quem quiser consultar.
      Na verdade estas são as razões e dificuldades que as pessoas mais inventam na hora de justificar a vida difícil de um fotógrafo.
      Mas talvez eu tenha me expressado mal mesmo. De qualquer maneira foi apenas uma provocação e acho que consegui causar isso, pelo menos com você! rs

      Obrigada pela visita e comentário! E espero que continue acompanhando o blog, pois, garanto, os textos não são dramáticos assim!… hahaha

      Um abraço!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *