Pular para o conteúdo

7 dicas básicas para fotografar com luz natural

  • por

Com os dias de sol voltando é normal ter aquela vontade de sair e fotografar. E que tal aproveitar o momento para iniciar um desafio pessoal? Deixe o equipamento pesado em casa e planeje fotos mais simples, aproveite para fotografar com luz natural!

Talvez esse não seja um desafio tão assustador, mas nada o impede de conferir algumas dicas básicas que ajudarão a registrar imagens mais interessantes e bonitas. E se você gosta de sempre aprender um pouquinho mais, preste atenção nas dicas a seguir.

01. Aproveite dias nublados

Muitos fotógrafos profissionais ficam animadíssimos quando acordam pela manhã e encontram o tempo fechado. Loucura? Não! As nuvens agem como um softbox gigantesco, proporcionando iluminação mais uniforme e suave. Para fazer retratos experimente usar rebatedores, que dão destaque ao rosto e dão relevo à imagem (dica extra: rebatedores dourados criam uma luz mais “quente” na modelo).

maju-trindade_antonio-rodrigues
Foto: Antonio Rodrigues

02. Aproveite as horas douradas

No início e no final do dia é possível aproveitar a luz suave e quente que o sol baixo no céu oferece. Esse tipo de iluminação pode ser aproveitado não apenas em paisagens, mas em todo tipo de foto que você opte por um clima cheio de contraste e cores vibrantes.

03. Aproveite a beleza do flare

Nem sempre o flare é bem-vindo, mas, em alguns momentos, esse efeito da lente pode incluir um valor estético na fotografia. Este efeito óptico pode fazer com que a foto pareça mais real e atraente, mas tome cuidado para que ele não encubra a imagem toda.

04. Fotografe na sombra

Uma das opções disponíveis e fazer algumas fotos em locais externos com sombra. Você encontrará uma luz bem suave e uniforme, com amplitude dinâmica reduzida, mais fácil de controlar.

05. Brinque com a distância

Se houver algum foco principal de luz, como uma janela por exemplo, você poderá testar fotografar o assunto em distâncias diferentes. Quanto mais próximo da luz, mais brilhante o objeto ficará. Quanto mais distante, é possível reduzir o contraste e diminuir a profundidade das sombras.

 06. Utilize flash de preenchimento

Às vezes a imagem poderá ficar com algumas sombras indesejáveis, neste caso você poderá optar por um flash de preenchimento. Mas tome cuidado na hora de ajustar, é possível utilizar a medição TTL para descobrir a carga certa para aplicar no flash, depois é só compensar a exposição para determinar a proporção do flash com relação à luz natural.

07. Crie padrões

Sombras ou raios solares que passam através de folhas, venezianas, galhos, pedras etc. podem criar padrões interessantes nas fotos, proporcionando imagens mais criativas.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *