Conteúdo atualizado há 11 anos
Quase sempre recebo emails de pessoas questionando: “Adoro fotografia, mas não sei por onde começar. Me Ajuda?“. Por isso montei este post com algumas reflexões básicas que TODO fotógrafo precisa ter em mente, seja amador ou profissional. Espero que amenize aflições!
E se você acha que precisa acrescentar algo à lista, não hesite em comentar! Vamos lá…
Composição é a alma da fotografia
Para muitos fotógrafos, a palavra composição possui conotações emotivas, para outros, é assustadora e incompreensível. Felizmente, composição é apenas um conjunto de linhas orientadoras, que NÃO PODE ser ignorado ou escolhido de qualquer jeito. É a composição que tem a capacidade de transformar cenas medíocres em fotografias magníficas. O melhor de tudo é saber que suas regras não são rígidas e podem ser quebradas a qualquer momento, para melhorar o registro. Vale destacar que a maneira de utilizar ou quebrar regras faz parte do estilo pessoal de cada fotógrafo.
Preencher o formato é importante!
Quem faz da fotografia seu ganha-pão tem uma preocupação a mais: planejar o formato das imagens. “Vou produzir um banner? É uma imagem simples de catálogo? Registrarei uma sequência para editar um álbum impresso?” São algumas das questões que devem estar respondidas antes de realizar o trabalho na prática. Cada formato precisa de um cuidado especial.
Cuide do fundo
Já falamos sobre isso em outro post aqui no blog. Prefiro até não entrar em muitos detalhes. Sou bem radical com relação a este item… Para mim, fotógrafo que não se preocupa com o fundo de suas imagens nunca terá um bom portfólio! O fundo serve tanto para contextualizar a cena, quanto para destruir o trabalho – neste caso, ele precisa ser eliminado. Portanto, atente-se!
O contato visual tem poderes incríveis
Alguns dizem que retratos de pessoas que olham diretamente para a câmera não fica natural. Isso depende de você! Um bom fotógrafo é aquele que é capaz de organizar o assunto e o ambiente de várias maneiras diferentes e definir a melhor estrutura para cada objetivo específico. Compreenda, também, que um fotógrafo seguro de seu trabalho e que sabe conduzir a produção fotográfica produz fotos melhores.
Cores e tons podem fazer toda a diferença
Se você gosta de fotografia e deseja se dedicar a ela, por diversão ou profissão, siga a regra básica: estude cores e tons! Suas fotos ficarão muito mais interessantes à medida em que você aprofunda seu conhecimento a respeito.
As formas comunicam
Entenda por formas não só componentes geométricos que podem estar presentes nas imagens, mas como você produz, edita e apresenta o seu trabalho e a si mesmo para seus amigos/clientes. Lembre-se que nessa vida nem tudo depende da intensidade, mas sim do jeito que você faz as coisas.
Movimente o observador
Você não precisa fotografar objetos “borrados” para provocar sensação de movimento. Também não uma há fórmula secreta para isso, que eu possa destacar aqui. Basta ser criativo, e dar atenção a todos os itens destacados anteriormente. Experimente!
Cuide do seu equipamento e ele cuidará das suas fotos!
Escolha com carinho qual equipamento deseja utilizar. Não precisa seguir a moda, basta encontrar as câmeras e objetivas com as quais você consegue lidar melhor. Depois disso, aprenda TUDO a respeito do seu equipamento e cuide dele com muito carinho, para não ficar na mão quando mais precisar!
É isso! Se você é iniciante e precisa de mais dicas, leia esse post também.
”Noossa obrigada..gostei mto apesar de ser muito nova sou apaixonada por fotografias, gosto disso como diversão mais pretendo seguir com isso…obrigada pelas dicas pois sou iniciante…
olhe uma simples imagem que eu fiz na minha foto..rs’ nd de mais, mas na minha opnião é assim que se começa…xau vlw”