Pular para o conteúdo

A fotografia que virou música

  • por

Conteúdo atualizado há 11 anos

A maioria das pessoas que olhar a foto abaixo verá apenas uma bela imagem. Entretanto ela é a prova de como uma fotografia pode ser inspiradora e, principalmente, tocante. Sempre digo por aqui que uma foto boa é aquela que se comunica com o observador, que mexe com os sentimentos/sentidos e/ou provoque reflexões. Essa captura, do fotojornalista Paulo Pinto, do grupo Estado, inspirou o músico e publicitário, Jarbas Agnelli, a compor uma bela melodia.

musica-passaros_paulo-pinto

A foto, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, soou como música para Jarbas no momento em que a viu. Na mesma hora ele recortou a imagem e foi direto para o estúdio de casa e criou uma melodia. Depois do surto de inspiração, o músico ligou para Paulo contando o que havia criado a partir de uma fotografia dele. Paulo ficou admirado com a notícia, porque ele mesmo havia enxergado um pentagrama na cena, que o levou a fazer o clique. O entusiasmo foi tão grande que ele enviou a foto original para Jarbas (a imagem publicada estava cortada), onde havia oito pássaros a mais, aumentando a inspiração do músico: moz screenshotmoz screenshot 1“Fiquei surpreso porque era exatamente o que faltava para finalizar a melodia”.

musica-passaros_paulo-pinto_melodia

Tenho o prazer de conhecer pessoalmente o fotógrafo Paulo Pinto que é uma simpatia, dono de um portfólio cheio de belas imagens, principalmente de futebol (já que trabalha mais como fotojornalista esportivo). Em uma conversa, ele me contou que sempre vai à sua terra natal (RS) para descansar. Essa foto foi uma captura de férias, de um profissional que não consegue se afastar da arte e possui grande sensibilidade para eternizar momentos como este.

Você pode conferir a música no vídeo abaixo que o próprio Jarbas Agnelli montou para divulgar a inspiração. Eu me emocionei com a melodia. Quem disse que fotografia e música não podem trabalhar juntas?

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *