Conteúdo atualizado há 12 anos
Tenho observado que muitas pessoas calculam a entrada de luz, arrumam o foco e escolhem qual a melhor velocidade para fotografar o assunto desejado, mas esquecem de um elemento de extrema importância de uma imagem: o fundo. É impossível obter uma ótima fotografia se ela não tiver um fundo que complemente o assunto. Na maioria dos casos, devemos optar por um fundo neutro, ou seja, ele não deve interferir e nem roubar a atenção do assunto principal. Até mesmo porque ele pode acabar modificando o significado da fotografia. Por isso é tão importante começar a prestar mais atenção em TUDO o que estiver enquadrado.
Também não podemos esquecer que nem sempre o fundo é agradável, um ambiente “pavoroso” compromete, e muito, o resultado final. Mas nada que um ângulo diferente não resolva. Por exemplo, se você quer fotografar alguém, mas tudo atrás da pessoa é desequilibrado, aproveite o céu azul ou nublado – que também dá ótimos resultados.
Outra sugestão é usar uma teleobjetiva (que também possui um ângulo de aceitação menor) com a maior abertura possível. O resultado é um fundo presente, mas totalmente desfocado, destacando o objeto principal da imagem.
Quer um exemplo legal? Fotografar uma noiva com a igreja toda (parte externa) no fundo, levemente desfocada, de um ângulo diferente (por baixo, por exemplo) resultará em uma imagem muito mais atraente e comunicativa que uma simples foto de uma noiva sorridente na frente de porta com um enquadramento centralizado. Entende?
Isso me remete a um assunto que já discuti por aqui. As “técnicas” de composição que os fotógrafos podem aprender com os designers. Não podemos nos preocupar apenas com as medições de iluminação, velocidade e foco. A fotografia é muito mais que isso… É um suporte que deve comunicar-se com o observador para que seja considerada uma grande imagem. Comunicar não apenas apresentando informações, mas sim mexendo com os sentidos. Fotógrafos também precisam ser sensíveis 😛
Não existem regras para definir qual a melhor composição do fundo, tudo depende do que você, e só você, pretende comunicar às pessoas que vêem suas fotos. Mas nunca se esqueça de avaliar o que existe ao redor do objeto! E tenha em mente alguns pontos que podem ajudar na estrutura da imagem:
.* Sempre, sempre, SEMPRE pense no fundo;
.* Evite que os elementos se encaixem de maneira indevida (uma vassoura saindo da cabeça de alguém, por exemplo);
.* Também não é legal enquadrar o horizonte saindo pelas orelhas de alguém;
.* Tente contextualizar a sua fotografia. Não adianta nada uma legenda do tipo “eu pescando” com um monte de carros no fundo da imagem. O lago ficaria bem melhor;
.* Evite que placas roubem a atenção (elas sempre roubam!);
.* SEMPRE pense no fundo!