Conteúdo atualizado há 11 anos
Há alguns dias o The Wall Street Journal revelou que a Kodak, pioneira no segmento de fotografia, com mais de 100 anos de história, está se preparando para pedir falência entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2012. Há poucos meios de salvar a empresa, que atualmente precisa de US$ 1 bilhão para continuar com as operações: um financiamento, que está negociação com vários bancos, a venda de patentes, ou a declaração de falência.
Criada em 1888, a Kodak foi a maior do segmento de filmes fotográficos, captando talentos de diferentes locais do mundo e produzindo inovações em tecnologia de imagem. Foi a Kodak quem inventou a câmera digital, em 1975, mas sem conseguir capitalizar a criação. Talvez esse tenha sido o maior erro da empresa, não ter acreditado no modelo digital, que a fez afundar cada vez mais, já que a demanda de filmes fotográficos despencou nos anos 90.
É triste ver que uma empresa que fez história no mercado da fotografia poderá fechar as portas. Mais triste ainda é saber que a dedicação que direcionaram a produtos infrutíferos tornaram a companhia pouco atrativa para venda. Infelizmente, é o preço que se paga quando uma empresa tem medo das mudanças e decide ficar presa no tempo.
Muita gente está comovida com a situação da empresa e tenta ajudar de alguma maneira. O editor do blog Resumo Fotográfico criou o projeto We Love Kodak para dar apoio à empresa. Se você também é um fã, não só dos produtos da empresa, mas do que ela representa para a história da fotografia mundial, participe do projeto!