Conteúdo atualizado há 9 anos
Os anos de 1800 foram marcados pelos experimentos realizados a fim de colocar mais “vida” nas imagens através das cores. Já existiam pessoas especializadas em colorir fotos pintando-as, mas nenhuma técnica conseguia fixar e nem impedir que as cores enfraquecessem.
A imagem histórica que lhes apresento hoje (Tartan Ribbon – fita escocesa) é a primeira fotografia colorida, realizada por James Clerk Maxwell (físico, filósofo e matemático) em 1861. Para conseguir tal efeito ele fotografou o elemento colorido três vezes usando três filtros de cores fundamentais – vermelho, verde e azul – obtendo, desta forma, três negativos monocromáticos com variações de cinza distintos. Ele ainda converteu os negativos em slides e os projetou um sobre o outro, reproduzindo as cores do elemento original.
Entretanto existiam algumas complicações. Os principais problemas em utilizar este método eram a impossibilidade de obter fotos em movimento e a grande perda de luz, pois cada filtro só permitia a passagem de 1/3 da luz total. Era um processo complicado mas foi o primeiro passo a caminho do mundo das fotografias coloridas.