Lembram quando, há pouco tempo, comentei sobre essa ideia francesa de colocar aviso em fotos modificadas em programas de edição para a publicidade? Parece que alguns brasileiros gostaram da sugestão e resolveram ir à luta para colocar as mesmas advertências nas fotos publicadas aqui no país.
Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de Lei 6853/10, que obrigará a existência de um alerta em todas as fotografias que passarem por manipulação. A notícia corre rápido e já existe até um apelido para esta proposta, que está ficando conhecida como “Lei do Photoshop”. Já existe até mesmo uma sugestão de mensagem para anexar às fotografias: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.
O responsável por esse projeto de Lei é o deputado Wladimir Costa (PMDB – PA). Uma das razões para invertir neste projeto é “acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da ideia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos”, defende um comunicado.
E a coisa é séria mesmo, quem descumprir a Lei pode ter de arcar com uma multa de 1,5 mil a 50 mil reais na primeira infração, se houver reincidência o valor dobra. Mas a aprovação leva muito tempo até ser definida, e esta proposta ainda será analisada por cinco comissões: Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Defesa do Consumidor, Constituição e Justiça e Cidadania.
E você, o que pensa disso tudo?
Com informações do AdNews