Pular para o conteúdo

Calculadora rotatória de exposição

  • por

Conteúdo atualizado há 10 anos

Você seria capaz de se arriscar a fotografar manualmente sem utilizar nenhum medidor de luz? Os fotógrafos dos anos 1940 resolveram esse probleminha, já que não existiam todas as facilidades que temos atualmente.

Eles criaram um dispositivo rotativo que permite calcular corretamente a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o tempo de exposição de acordo com a cena que você deseja registrar. Dá só uma olhadinha nessa coisinha milagrosa que muita gente nem imagina que existe. Quem foi que disse que não existem fórmulas para fotografar, hein?

calculadora rotatoria de exposicao

Esta foto aí em cima é do Alistair Hall. Ficou interessado? Fique de olho no eBay, de vez em quando costuma aparecer uma dessas por lá a menos de $10. Acho que o mais legal de tudo não é nem poder usar uma calculadora assim, mas sim poder guardar um pedaço de história fotográfica bem ao seu alcance. Se você conseguir encontrar alguma dessa e desejar fazer um agrado a esta blogueira apaixonada por fotografia, nem vou reclamar ;-P

Mas, se você não deseja gastar nada e ainda assim achar interessante ter uma facilidade dessa às mãos, você pode imprimir seu próprio cartão. Encontrei um bem legal para compartilhar, está em PDF. É só clicar aqui e fazer o download.

E olha só que legal, um artigo que saiu em um jornal (1949) falando a respeito dessa ferramenta útil…

artigo calculadora 1949

2 comentários em “Calculadora rotatória de exposição”

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *