Pular para o conteúdo

Câmera Pinhole: o instrumento mais democrático da fotografia

  • por

Conteúdo atualizado há 10 anos

A câmera pinhole é uma das invenções que mais democratizou a fotografia. Desde o primeiro modelo, as câmeras continuam sendo feitas até hoje, mesmo depois do furacão digital que dominou o mercado fotográfico. E apesar da sua origem anticomercial, muitos modelos começaram a ser vendidos a partir da década de 1880.

cameras pinhole

Também definida como câmera estenopeica, sua definição popular vem do inglês pin-hole que significa “buraco de alfinete”. A estrutura da câmera é tão simples quanto seu nome: uma caixa com um pequeno buraco. Não há lentes, é difícil de focar e a exposição, que precisa ser longa, é literalmente manual (tapando o buraco com um pedaço de papel escuro, uma tampinha, ou o próprio dedo), mas todos que conhecem se apaixonam, desde artistas até as crianças mais novas.

É muito simples construir sua própria câmera. Dá pra fazer até com uma caixa de fósforos e uma pequena folha de material fotossensível (veja neste link como montar a sua!), e as imagens registradas têm uma qualidade difusa, quase poética. Alguns fotógrafos defendem que é difícil fazer fotos erradas com uma pinhole, porque a imagem registrada é tão única que parece “errada”, sendo o tipo de foto que você não gostaria de fazer com a sua super câmera de última geração. E é essa característica que a faz ser definida, carinhosamente, como “câmera natural”.

foto pinhole
Foto: Alejandro Moia
foto pinhole
Foto: Larissa Honsek
foto pinhole
Foto: Darren Constantino

A mágica de uma pinhole está na sua tradição de representar a fotografia de maneira antiautoritária. Vazamentos de luz, distorções de imagem e outros detalhes que, em outra situação seriam definidos como “problemas”, se transformam em fotografias incríveis. Além disso, é uma grande aliada do movimento slow motion, que defende que as coisas demoram o tempo que for preciso. Portanto, nada de aplicar filtros no Photoshop para deixar suas fotos no clima pinhole! O interessante é construir sua própria câmera e aproveitar o encanto de ver uma imagem ser construída sem interferências.

 

Galeria de câmeras pinhole

Dos mais simples aos mais complexos, veja alguns modelos abaixo para você se inspirar. E, se você fizer sua própria câmera, não se esqueça de nos mostrar como ficou! Envie fotos da câmera e fotos feitas com ela para contato@fosgrafe.com.

cameras pinhole

câmera pinhole

[box type=”info”] Aprenda mais:

[/box]

1 comentário em “Câmera Pinhole: o instrumento mais democrático da fotografia”

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *