Pular para o conteúdo

Como escolher uma impressora

  • por

Conteúdo atualizado há 12 anos

Mesmo com a tecnologia digital e a facilidade em ver as fotografias nas telas mais diversas, ainda assim é muito bom imprimir as imagens para poder pendurar na parede, colocar na estante, montar um livro de fotos ou, até mesmo, para presentear alguém. Uma das melhores coisas que a fotografia digital trouxe para nós é a possibilidade de imprimir as fotos sem sair de casa, quando bem entender.

3002437830 bdf7748a53 o

Mas como escolher a melhor impressora e quais as diferenças entre tantas opções que existem no mercado? Se você também tem essas dúvidas vai gostar do post de hoje. Como não sou entededora de impressoras fotográficas resolvi colocar aqui um texto bem legal que encontrei em um dos meus livros. Espero que possa ajudar! 🙂

COMO ESCOLHER UMA IMPRESSORA
por Richard Olsenius

Os fabricantes se basearam no perfil das pessoas que usavam serviços de revelação de uma hora, mas que agora querem imprimir suas fotos em casa: nada de impressoras complicadas. O resultado é uma ampla oferta de impressoras instantâneas que se conectam diretamente a uma câmera digital por meio de um cabo USB, ou possuem uma entrada especial para um cartão de memória, para imprimir fotos geralmente 10 cm X 15 cm. Elas servem apenas para a impressão de fotos e podem custar bem barato. A outra vantagem dessas impressoras dedicadas é seu tamanho e portabilidade. Algumas imprimem usando bateria, de modo que você poderá fotografar o jogo do seu filho, por exemplo, imprimir cópias no banco da frente do seu carro e sair distribuindo-as quase que no mesmo instante.

IMPRESSORAS DE QUALIDADE FOTOGRÁFICA
São feitas para imprimir do seu computador e aceitam papéis maiores, mas também custam mais caro. Elas têm várias opções de cartuchos de tinta e ocupam mais espaço na sua mesa. No começo, usavam quatro cores para criar cópias coloridas. Quando impressoras com seis, sete e oito cores apareceram, os fabricantes visavam amadores e os profissionais que desejavam obter cópias com verdadeira “qualidade fotográfica”. Os engenheiros descobriram também que, em vez de aumentar a resolução por pontos, adicionar mais cores cria uma paleta de cores sólidas mais ampla e uma fotografia de tom quase contínuo. As impressoras de qualidade fotográfica de hoje apresentam resultados fantásticos. E o preço das impressoras jato de tinta grande formato – de 44 polegadas (112 centímetros) de largura – despenca a cada ano.

Impressora+fotogr%C3%A1fica+HP+Designjet+Z3100ps+GP+(24+polegadas)Impressoras térmicas (dye-sublimation)
Se você desejar obter qualidade de laboratório em uma configuração doméstica, um equipamento a ser considerado é uma impressora térmica (dye-sublimation). Durante a impressão, essas máquinas tiram suas cores de uma faixa de celofane exposta ao calor. Os pigmentos transferem a imagem a uma superfície brilhante em um tom contínuo, diferentemente das séries de pontos aplicadas pelas impressoras jato de tinta. Uma imagem feita com uma impressora térmica tem gradação mais sutil entre os pixels e se parece mais com uma fotografia-padrão. Alguns modelos são portáteis e imprimem cópias 10 cm X 15 cm com uma camada protetora. Você pode calcular o preço por impressão ao analisar o valor das fitas de impressão. Uma caixa de 24 folhas contém o papel e a fita de impressão exatamente para 24 cópias, ou seja… Use a internet para pesquisar as impressoras térmicas mais atuais e leia avaliações de cada modelo. Essa é uma tecnologia muito interessante.

Impressoras multifuncionais
Combina impressora, scanner, copiadora e fax no mesmo aparelho. Esse equipamento está se disseminando cada vez mais em pequenas empresas e para uso doméstico, tanto nos modelos jato de tinta quanto laser. O preço e as características da impressora variam muito, sendo que as mais simples oferecem cópias, impressão e escaneamento. Se também incluírem fax, pode ser que o uso do modem do seu PC seja necessário. Se a sua necessidade é mais do que um ou dois fax por semana, é melhor instalar um aparelho independente, com sua própria linha telefônica.

Também não esqueça de avaliar aspectos como: conectividade, capacidade de papel, portabilidade e tantas outras opções que devem estar de acordo com as suas necessidades.

Fonte: Guia completo de fotografia National Geographic

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *