Pular para o conteúdo

Como surgiu a expressão “olha o passarinho”?

  • por

Conteúdo atualizado há 7 anos

Quem nunca ouviu ou soltou a expressão “olha o passarinho” na hora de registrar uma fotografia? Todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe como surgiu. E com todas as tecnologias que temos hoje fica ainda mais difícil de entender. Mas tudo tem uma explicação!

expressão olha o passarinho

Isso começou há mais de um século, quando a arte fotográfica era recente e dava seus primeiros passos (no final do século XIX). Naquele tempo, como todos sabem, os equipamentos fotográficos eram bem precários e demoravam uns bons minutos para fixar a imagem no filme (alguém ainda lembra o que é filme?). Isso era um problema para os fotógrafos que desejassem produzir retratos.

Olha o passarinho!

Para os retratos, as pessoas precisavam posar, totalmente imóveis, durante todo o tempo de registro da câmera. A complicação aumentava quando havia crianças, afinal os pequenos não gostam de ficar parados por muito tempo.

Existia, então, a necessidade de prender a atenção das crianças, e os fotógrafos começaram a recorrer a uma gaiola com passarinhos ao lado da câmera, soltando a famosa frase “olha o passarinho”. Foi assim que a expressão se popularizou para chamar a atenção das pessoas.

olha-o-passarinho-na-camera

passarinho-fotografo

Alguns fotógrafos usavam pássaros vivos dentro de gaiolas. Outros preferiam pássaros empalhados ou feitos de metal, que ficavam sempre perto da câmera. Com toda facilidade e agilidade que temos para fotografar hoje esquecemos que no início era muito mais complicado.

Hoje a expressão “olha o passarinho” acaba sendo usada mais por diversão mesmo, mas já foi uma das frases mais importantes para os fotógrafos. Aproveite para compartilhar essa informação com seus amigos e mostrar que você sabe tudo sobre fotografia! 😉

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *