Conteúdo atualizado há 12 anos
Todo mundo sabe ajustar a câmera fotográfica para obter fotos em p&b. Mas quem nunca se encantou com alguma fotografia que viu e quando tentou fazer igual não conseguiu nem chegar perto? P&B é muito mais que uma imagem sem cores. É preciso saber escolher bem o assunto e fazer os ajustes necessários para que a foto fique boa. E, dependendo do que você pretende, será preciso fazer algumas modificações em programas de edição para deixar tudo do jeito que desejar.
Eu particularmente gosto de fotografia em p&b mais granulada (claro que depende do assunto). Mas o que eu quero destacar aqui é que existem alguns pontos importantes sobre as imagens p&b. E antes de começar lembre-se que uma imagem p&b pede uma boa textura, para realçar ainda mais a escala de cinza.
As texturas naturais, principalmente, costumam dar ótimos resultado. O estilo em preto e branco pode ser resumido em registrar um momento com uma cara mais “dramática”. Texturas são dramáticas! Detalhes de madeiras, objetos metálicos, detalhes repetitivos, como ondas, listras e espirais, sempre resultam em ótimas fotos. Também é importante tentar manter a simetria na textura. Essa simetria geralmente é perdida nas fotografias coloridas, por isso ficam tão bem em p&b.
Na verdade essa é a magia da foto p&b: mostrar todos os detalhes que nossos olhos não percebem quando estão influenciados pelas cores das fotografias coloridas. É por esta razão poética que o estilo possui tantos adeptos; pessoas que deixaram as cores de lado para ver o mundo de uma maneira totalmente diferente do que estamos acostumados. O mundo numa escala de cinza, e nada mais.
Mas esta escala de cinza não é simplesmente a ausência das cores. E nem pode ser definida como uma captura de sombras cinzas. É muito mais que isso. E é entendendo isso que você passa a compreender melhor as fotografias em p&b para fazer imagens muito mais interessantes.
A escala cinzenta é como se fosse um arco-íris, mas com tons de preto, branco e cinza. Tons infinitos, que permitem inúmeras sombras, com tons mais profundos ou não. Muitos dizem que se você aprender o que fica bom em preto e branco irá compreender muito melhor as cores e o seus contrates. Pois é só conhecendo o contraste das cores que poderemos fazer ótimas imagens em p&b.
Uma dica legal, para começar, é escolher objetos de cores bem diferentes (como o roxo escuro, o vermelho e o amarelo) e fotografá-los lado a lado, porque a câmera as interpreta de maneiras distintas. É como se a câmera omitisse como os olhos distinguem uma cor em particular para projetar toda a intensidade. Não vou colocar uma foto feita com essas cores. Faça sua própria foto e veja o resultado. Caso não tenha nada nestas cores na sua casa, esperimente ir até um jardim, ou compre algumas flores e faça o teste (flores também ficam ótimas!).
Você vai descobrir que preto e branco não é uma simples “imagem sem cores”. Quando a fotografia nasceu as pessoas não tinham opção que temos hoje (se queremos cores ou não). Atualmente a foto em p&b é poética e cria uma sensação de realmente prender um pedaço do tempo. Aliando essa característica natural com uma boa perspectiva, podemos fazer excelentes fotografias.