Conteúdo atualizado há 12 anos
Quando digo piores hipóteses, digo hipóteses relacionadas com a questão do arquivamento das suas imagens. É um assunto que pode parecer assustador, mas não precisa entrar em pânico porque é possível sim, salvar suas fotografias. Separei algumas perguntas e respostas básicas para acalmar qualquer coração preocupado!
Como posso ter certeza de que não vou perder minhas imagens?
Simples, assegure-se de que seus arquivos estarão presentes em dois lugares ao mesmo tempo, sempre faça duas cópias! Isso significa que você não pode deletar os arquivos do cartão de memória se estiverem copiados apenas no computador, por exemplo. Existem muitas opções para guardar arquivos (HDs externos, armazenamento online, CDs, DVDs, Blu-rays etc.) bastar escolher, no mínimo, duas delas… SEMPRE!
Meus arquivos vão ficar ultrapassados?
Isso é um fato. Tudo evolui, e mesmo que a maioria das pessoas prefira RAW ou JPEG é possível, sim, que essas extensões sejam menos utilizadas com o tempo. Mas sempre existirão adaptadores e conversores, e muitas empresas acompanham a preferência do consumidor e não gosta de prejudíca-lo, portanto, se aparecer um tipo novo de arquivo, aparecerão também maneiras de não perder o que já foi feito. No panic!
Meus CDs e meus DVDs vão apodrecer?
Infelizmente, sim! A mídia mais suscetível à destruição é o DVD (muita gente nem sabe disso e anda correndo muitos riscos), porque são discos muito sensíveis, você pode perder o conteúdo simplesmente por curvar o DVD quando o retira da caixinha! Isso acontece porque ele racha muito fácil e permite a entrada de umidade, que some com todos os dados. DVDs são uma solução temporária, mas nunca confie neles para armazenamento de longo prazo. Já os CDS têm uma tecnologia mais estável e são mais resistentes à rachaduras, mas devem ser guardados na posição vertical e longe de umidade!
A maneira como você rotula os discos também afeta a durabilidade dos arquivos. Nunca rabisque-os com canetas esferográficas ou de ponta dura, isso danifica a leitura, e canetas com tinta a base de solventes podem causar problemas químicos! Para ter certeza de que não vai danificar nada, escreva seus dados apenas na parte transparente do centro e anote outras informações na capa ou no envelope.
Minhas impressões vão desbotar e desaparecer?
Se você usa impressoras jato de tinta, a resposta é sim. Mas isso não vai acontecer, necessariamente, logo. Proteger suas impressões entre placas de vidro pode garantir uma vida útil de 30 a 200 anos, dependendo da qualidade da impressão. Mas, a questão mesmo é: quanto tempo você quer que elas durem? O importante é guardar os arquivos originais e não apenas as impressões, porque, se elas desbotarem, a tecnologia terá avançado e fará suas próximas cópias durarem por mais tempo. Entretanto, se você for vender suas fotografias em uma galeria é uma boa ideia escolher o papel e a impressão da melhor qualidade possível, para que a pessoa que comprar a imagem não a perca com o tempo. Se você quiser mais informações sobre as melhores opções do mercado, pode consultar o site da Wilhelm (em inglês), clicando aqui.
Cuide dos seus arquivos e impressões com cautela, e viva sem preocupações! 🙂