Pular para o conteúdo

Cuidado com grupos e fóruns de fotografia na internet

Você participa de grupos e fóruns de fotografia na internet? O que acha deles? Seja sincero! Eu tenho um pensamento muito pessoal com relação a isso e decidi contar aqui para pedir opiniões e provocar reflexões.

Quem acha que o que mais se vê hoje em dia são fotografias compartilhadas sem objetivo concreto levante as mãos. \o/ Para mim grupos existem para trocar experiências, dicas, dúvidas etc. Mas essa essência se perdeu. Até arrisco a dizer que muitas pessoas fotografam apenas para se exibir na internet, em troca de elogios; e somente elogios (tente criticar, de maneira pontual e educada, é claro, o trabalho de alguém para ver o que acontece!).

Além disso, o próprio critério pessoal de avaliação mudou… Certa vez, um participante de um dos grupos que acompanho disse que percebia que os likes só eram entregues aos integrantes mais pops e famosinhos do grupo. E em certo ponto ele tem razão, mas o que mais me preocupou foi notar como as pessoas estão enlouquecidas atrás desse reconhecimento vazio que existe na internet. Sabe o que imagino quando vejo essas brigas por likes? Isso:

ego-facebook-likes

Quero deixar claro que cada um faz o que quiser com o próprio trabalho e divulga da maneira que achar melhor. O que me chateia é participar de um fórum em busca de aprender coisas novas, compartilhar experiências e ideias e descobrir que ali só existem imagens jogadas. O que me chateia é perceber que muitas pessoas se deixam levar por estas modas fúteis (do tipo “resultado nos comentários” etc.) e esquecem de parar para refletir e reavaliar a arte de fotografar.

Não sei se estou muito clara aqui. Para mim, parece que a área da fotografia, na internet, tem ficado cada vez mais egoísta e exibicionista. Não há mais espaço para tirar dúvidas (ou te rotulam de idiota), não há espaço para criar discussões (ninguém dá atenção a tópicos desse tipo), não há espaço para crescimento profissional (ninguém quer compartilhar seus super segredos de fotografia com medo da concorrência). Por que chegamos nesse ponto?

Espero que as pessoas tenham mais cuidado na hora de acompanhar grupos e fóruns de fotografia na internet. Você pode receber críticas, e até mesmo elogios, que não merece. Pode ter seu trabalho roubado por outros que se dizem profissionais. Pode acabar caindo numa rotina de exibição que não contribuirá em nada com o seu desenvolvimento. Mas se você realmente gosta dos seus grupos continue neles!

cuidado-com-grupos-e-foruns-de-fotografia-na-internet

Sei que muitos vão querer me dizer: “não está feliz, vá embora”. E têm razão de pensar nisso. Eu mesma já parei de frequentar tanto esses espaços, só acesso de vez em quando por curiosidade, mas só para olhar mesmo, desisti de participar ativamente. Só senti necessidade de compartilhar isso tudo com vocês, para saber se estou ficando muito chata ou se tem mais gente que pensa como eu.

Quero saber sua opinião também, aproveite o espaço de comentários para dizer se concorda ou não. 😉

4 comentários em “Cuidado com grupos e fóruns de fotografia na internet”

  1. Bom dia Eliane!
    Li o seu artigo, muito bom e expõe bem algo que vem acontecendo muito, e concordo em partes na verdade, sinceramente concordo mais até do que discordo, só apenas em alguns pontos penso diferente. Sou um iniciante na fotografia, praticamente não sei nada… tenho muitíssimo a aprender e consumo toda informação possível para saber mais e mais. Enfim, concordo bastante com isso que disse sobre algumas fotos que são apenas se exibir e tal, e que realmente pessoas mais populares são mais requisitadas, por assim dizer, e ganham mais destaque…, e sim eu, como iniciante, sinto falta de algo que me instrua mais, por exemplo, analisando pontos a ser melhorados, etc…
    De qualquer forma a internet ainda é um lugar livre, ou quase, onde não precisamos consumir tudo que é postado, e as vezes começando como uma brincadeira, poderia surgir algo bom…
    Até mais!!

    1. É verdade Rodrigo! Tudo tem dois lados (positivo e negativo), mas está cada vez mais difícil encontrar um espaço que tenha valor na internet. Valor no sentido de aprendizado, conversas inspiradoras etc. Conheço outros fotógrafos que também estão insatisfeitos com os grupos, o resultado disso é o afastamento dos profissionais, que poderiam contribuir com os iniciantes.

      Mas enfim, obrigada pela visita e por sua opinião! Espero que volte mais vezes para conferir os próximos artigos!

      Um abraço

  2. Olá, participei muito, mas muito mesmo ha uns 20, 15 anos atrás de vários grupos de fotografia, era tudo via email e era muito bom, aprendi muito mesmo, comprei minha primeira camera de verdade ouvindo opiniões e, foi antes da febre digital onde para aprender vc tinha que ralar, mas veio o digital e a foto perdeu o glamour, milhares de curiosos compraram digitais, no começo saboneteiras e foram evoluindo na agora arte instantanea da foto, nao era preciso esperar, a foto tava ali na net na hora e por isto veio uma avalanche de fotos c pouca qualidade e os tais caçadores de like. Antes colocava uma foto no grupo e lá vinham otimos comentários sobre exposiçao, enquadramento, etc. Aprendi muito, hj ainda participo esporadicamente de algums grupos no Face, aliás, quase nao entro mais no Face e vejo fotos, até bem interessantes e ao ver os comentários só leio: linda, show, bacana, bela foto, etc… Nao vejo nada daquilo que via antes, é desanimador, mas como sou viciado em fotografia, continuo visitando estes locais vazios e cheios de glamour.
    Jorge Elvis

    1. É verdade, Jorge! Infelizmente não peguei essa fase de fóruns via e-mail, quando comecei a frequentar eram sites mesmo, mas mesmo assim gostava e aprendi muito. Mas, nos últimos anos tem tudo ficado tão vazio de opinião. Chega a desanimar mesmo, tanto é que nem participo em mais nenhum. A única função agora é ver fotos, literalmente só ver, porque ninguém se interessa mais em discutir e conversar.

      Obrigada por sua visita e por registrar sua valiosa opinião!! Volte sempre que quiser!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *