Conteúdo atualizado há 6 anos
O livro Da minha terra à Terra, publicado em 2014, é resultado da parceria de Sebastião Salgado com Isabelle Francq que uniram-se para contar alguns momentos interessantes da vida do fotógrafo. O objetivo de apresentar uma narrativa da história pessoal de Salgado foi atingido, e o que você encontra neste livro é uma linguagem objetiva e bastante agradável.
Mas, nisso não quer dizer que o livro é simples. Quando perceber, você já estará envolvido sem nem perceber o tempo passar. Isso porque foi muito bem escrito e a história é realmente inspiradora!
Um breve resumo…
Talvez você já saiba que o fotógrafo dedicou-se à Economia por muitos anos de sua vida. Mas, descobrir a maneira como ele jogou tudo para o alto e decidiu seguir como fotógrafo é realmente encorajador.
Além dessa mudança “radical”, o livro também apresenta detalhes sobre como seus projetos foram executados, incluindo Gênesis, Outras Américas, Êxodos e Trabalhadores. Depois disso, conta também como ocorreu sua decisão por investir totalmente na tecnologia digital e como sua esposa, Lélia, esteve sempre ao seu lado, oferecendo total apoio e companheirismo.
Há algumas páginas no centro do livro com fotografias produzidas por Salgado em suas viagens e projetos, apenas para ilustrar algumas histórias que são contadas. Ou seja, o foco é mesmo a narrativa de vida e não as fotografias (que já são conhecidas por todos). De qualquer maneira, as fotos presentes na obra também são excelentes.
Eu, pessoalmente, gostei muito, tanto é que li tudo em apenas dois dias! É um livro perfeito para quem quer relaxar e conhecer melhor a história de Salgado.
“Nunca trabalhei de maneira individualista, arrancando imagens. Fotografei pessoas a vida inteira e nunca sofri um único processo. Já fotografei pessoas em situações difíceis, no limite de tudo. Mas nunca me senti um voyeur, nunca experimentei ser um.” – Sebastião Salgado (p. 133)
Em outras palavras, Da minha terra à Terra é um livro que demonstra o amor de Salgado à fotografia, à Lélia e ao planeta Terra. É uma leitura muito recomendada para quem admira o fotógrafo e, mais que isso, a própria arte de fazer fotografias.
Da minha terra à Terra
Subtítulo: Pela primeira vez, o maior fotojornalista do mundo conta sua história
Autores: Sebastião Salgado e Isabelle Francq
Editora:Paralela
ISBN: 978-85-65530-56-9
Idioma: português
Encadernação: brochura
Dimensão aprox.: 13,7 x 21 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2014
Total de páginas: 176
Gosta de livros? Então confira outras resenhas aqui no blog!