Conteúdo atualizado há 11 anos
São poucas as coisas que são mais inspiradoras e bonitas que a fotografia de natureza, que possibilita o registro de cenas de tirar o fôlego. É preciso ter um olhar apurado para reconhecer a força de uma paisagem e registrá-la com maestria, como nas fotos que você verá a seguir.
É preciso ter sentimentos apurados a respeito de um momento, para passar a mesma sensação que o fotógrafo sentiu ao imaginar aquela cena emoldurada nos limiter de uma fotografia. Mas também é preciso também ter muita criatividade!
A questão principal das imagens que você verá aqui é que elas não são exatamente o que parecem ser… A montanha distante coberta de neve não é alta, a água cristalina e azul não é molhada e o céu, não é exatamente um céu limpo ou com nuvens. Na realidade, estas cenas foram produzidas em miniaturas, fotografadas como maquetes – a cachoeira da foto acima, por exemplo, foi feita com sal (acredita?).
Matthew Albanese não é somente um fotógrafo, é também um artista criador de mundos. Nos últimos anos ele vem construindo miniaturas de belas cenas de paisagens e fotografando tudo para que pareça o mais real possível. Ele faz tudo sozinho, arrumando cada detalhe da maneira que acha ser melhor até que as maquetes fiquem perfeitas para serem registradas, resultando em fotografias extraordinárias.
As nuvens mais ameaçadoras são feitas de algodão, lã e um pouco de aço; uma mesa de vidro vira uma superfície ondulada de um belo lago e a quantidade certa de argamassa se transforma nos picos gelados das montanhas mais distantes. Mas é claro que não é só isso que produz o efeito realístico, uma boa profundidade de campo e uma iluminação milimetricamente pensada ajuda a criar registros tão impressionantes.
Sem mais detalhes, ninguém melhor que o próprio Matthew para definir o que faz: “Meu trabalho envolve a construção de pequenos modelos meticulosamente detalhados, utilizando diversos materiais e objetos para criar paisagens emotivas. Cada aspecto da construção da iluminação do modelo final é cuidadosamente pensado para cada perspectiva e ângulo que desejo registrar. É usando mistura de técnicas fotográficas (profundidade de campo, balanço de branco, iluminação etc.) que sou capaz de alterar drasticamente a aparência das maquetes”.
Confira mais algumas fotos, veja como foram feitas e inspire-se!
–
–