Conteúdo atualizado há 9 anos
Em um dos meus momentos de leitura pela madrugada dei de frente com um autor que identifica a fotografia como sendo dona de grande precariedade artística. Muitas pessoas podem ficar enlouquecidas com essa afirmação de que fotografia não é arte, mas pensando em tudo o que ele apontou dá até pra questionar…
Foto de Sara Heinrichs (awfulsara)
Existem algumas diferenças entre a fotografia e outras formas de arte. Um exemplo interessante que o autor dá é o fato de que a maioria das exposições de fotos não possuem foco definido, sempre encontramos imagens de todos os tipos (fotos de reportagem, clichês científicos, retratos de álbum de família, imagens documentais etc.)… não há uma técnica específica selecionada ou algo do tipo. O que encontramos é sempre “uma coleção de objetos encontrados”. As escolhas são sempre feitas por cada fotografia e o que ela representa, quase nunca é escolhida pelo contexto ao qual ela pertence.
“(…) uma ‘obra’ é dificilmente indentificável no âmbito da imagem isolada: se o autor de um único livro pode ser, no máximo, um grande escritor, ninguém qualificaria de grande fotógrafo o autor de uma única imagem, casa ela fosse genial. Para ver em uma imagem isolada o resultado de um talento fotográfico específico, temos de colocá-la em paralelo com uma série completa de imagens do mesmo fotógrafo. Existe, portanto, uma dissociação entre a avaliação das qualidades de uma imagem individual e a noção de ‘obra quanto a um talento regular: podemos ter uma obra de arte sem obra e sem mestre de obra”. (p. 144)
O que eu entendo aqui é que uma única fotografia não pode ser considerada arte, mas o conjunto de boas imagens sim. Mesmo porque, o autor faz questão de lembrar, o fotógrafo sempre será responsável pelos seus erros, mas nem sempre pelos seus acertos, afinal uma foto bem sucedida pode ser a união de técnica com sorte!
Eu concordo! Mas ainda estou muito confusa com tantos pensamentos circulando pela minha mente, por isso prefiro parar de tentar refletir por hoje e esperar pelos comentários a respeito… Fotografia não é arte?
Fonte: SCHAEFFER, Jean-Marie. A Imagem Precária. Papirus editora: 1996.