Pular para o conteúdo

Fotografia não se faz apenas com uma câmera

  • por

Muitos pensam que os fotógrafos conquistam o sucesso apenas aprendendo a manusear uma câmera. E, mais preocupante, há aqueles que acreditam que fotógrafos de sucesso são aqueles que têm os melhores equipamentos. Estão todos errados. A fotografia vai muito além dos equipamentos.

fotografia-nao-se-faz-apenas-com-uma-camera

Saber controlar a câmera é necessidade básica para um fotógrafo profissional. Ele tem a obrigação de saber lidar com seu equipamento de maneira tão natural quanto respirar. Então isso não é argumento para definir se um fotógrafo é talentoso ou não, afinal você contrataria um cozinheiro que não sabe usar uma batedeira ou um cirurgião que não sabe dar pontos? Acho que não, né?

Por isso é tão importante deixar muito claro que o trabalho de fotografia não se faz apenas com uma câmera. É preciso muito mais que a parte técnica e cada área da fotografia exige que o profissional tenha habilidades específicas.

Fotografia além das câmeras

Vamos aos exemplos… Uma pessoa que é muito tímida terá dificuldade em produzir retratos e fotografar eventos, porque é preciso saber lidar com pessoas mais do que em qualquer outro tema. Uma pessoa totalmente acelerada, que gosta de resolver tudo rápido, e é cheia de energia pode não ter muita paciência para fotografar crianças. Uma pessoa que não gosta de viajar e prefere trabalhar com uma rotina bem definida não conseguirá ser fotojornalista. Estes são apenas alguns exemplos.

Henri Cartier-Bresson, um grande e sábio fotógrafo, disse certa vez que a fotografia é “um processo variado e ambíguo, no qual o único denominador comum entre os seus profissionais é o instrumento”. Essa frase resume exatamente o que estou tentando dizer aqui: a única semelhança entre os profissionais de fotografia são suas câmeras, já que as atividades que cada um desenvolve e as habilidades que precisam ter são totalmente diferentes.

Ser fotógrafo é um grande desafio e quem escolhe seguir essa profissão merece total respeito. Vale lembrar também que todo fotógrafo de sucesso precisa adquirir outros talentos, pois todos são pouco administradores, psicólogos, designers, marqueteiros, vendedores, agentes, produtores de moda, românticos, criativos etc. Enfim, são necessárias diversas habilidades e competências que precisam ser mais valorizadas!

Habilidades obrigatórias de sobrevivência

Não existe fórmula mágica para se estabelecer bem no mercado e cativar clientes como fotógrafo. Mas existem três habilidades fundamentais que você precisa desenvolver para construir uma carreira de sucesso. Anote aí e comece a praticar hoje mesmo…

Atitude Positiva

É indispensável em qualquer profissão, já que ajuda a manter o foco no objetivo principal e não se deixar abalar com as adversidades. Jamais coloque sua atenção pensando em como as coisas podem dar errado e não deixe a negatividade de outros colegas te influenciar. Seja sempre positivo, busque soluções práticas e eficientes para as falhas e seja grato por todas as conquistas. A atitude positiva pode ser seu diferencial e, com certeza, contribui para uma vida mais feliz e, consequentemente, de maior sucesso.

fotografia-atitude-positiva

Inteligência Emocional

Esta é a capacidade de saber lidar com suas próprias emoções e também com as emoções dos clientes. É importante para que você possa manter uma atitude positiva e evita que seus problemas pessoas interfiram em seu trabalho, e vice versa. É uma habilidade ainda mais necessária se você trabalha sob pressão ou se dedica a registrar os sonhos das pessoas (casamentos, festas de aniversário, bodas, nascimentos etc.).

Autoconfiança

Aqui não tem muito segredo. A ideia é traçar suas metas, reconhecer seu talento e saber que pode alcançar seus objetivos e nunca desanimar. Evite ficar se comparando com outros profissionais. Aprenda com eles, observe como trabalham, mas nunca se compare! Cada um tem uma maneira de trabalhar e o que importa mesmo é o resultado final. Ser autoconfiante é uma proteção natural contra críticas desnecessárias e pequenos erros que podem acontecer.

Por isso tudo, os fotógrafos precisam se dedicar mais para conseguir desenvolver um bom trabalho. E, também por isso, todos os clientes deveriam começar a valorizar mais o profissional de fotografia. Concorda? Deixe sua opinião no espaço de comentários!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *