Conteúdo atualizado há 8 anos
Este vídeo apresenta uma proposta muito bem elaborada que provoca uma grande reflexão. A Canon da Austrália reuniu seis fotógrafos para fotografar retratos da mesma pessoa e o resultado é incrível, provando que a fotografia pode ser facilmente influenciada!
A ideia central foi apresentar a mesma pessoas em seis maneiras diferentes. Cada fotógrafo foi apresentado ao modelo com possíveis perfis diferentes; ele foi definido, antes da sessão de fotos, como alguém que já salvou uma vida, um pescador, um ex-presidiário, um psíquico (pessoa que tem ligação mais forte com a mente e a consciência humana), um ex-alcoólatra e um milionário. O mais curioso é o fato de que todos os fotógrafos iniciaram seu processo criativo totalmente baseado no que foi dito sobre o modelo.
Esse pequeno teste provou que “uma fotografia é construída mais pela pessoa atrás da câmera do que pela que está na frente”. É bem difícil concluir se isso é bom ou ruim. Mas é preciso começar a refletir e avaliar melhor o nosso processo criativo. É preciso para julgar e tentar enxergar as pessoas como elas são, e não como nós pensamos que elas sejam.
Fotógrafos podem sim ser facilmente influenciados, mas apenas se eles permitirem que isso aconteça! 😉