Pular para o conteúdo

HD EXTERNO – WD My Passport Ultra

  • por

O hd externo portátil da Western Digital é bem interessante para quem precisa carregar muitos dados de maneira prática e eficiente. Fiz alguns testes com o modelo My Passport Ultra de 3Tb e os resultados foram muito favoráveis. Há modelos de 1, 2 e 3Tb e em diversas cores, para quem preferir algo mais personalizado. O dispositivo é muito fácil de usar e pode ser formatado de acordo com a sua necessidade: para Windows (NTFS) ou Mac (HFS).

hd-externo-wd-passport-ultra-3tb

Há arquivos padrão quem ocupam 180 MB, incluindo manuais de utilização em diversas línguas, aplicativos opcionais para melhorar a usabilidade e outros. Você pode apagar tudo se quiser liberar todo o espaço, mas os aplicativos WD podem ser muito úteis, são quatro:

  • WD Backup – facilita a configuração de backups automáticos, e você pode, inclusive, definir cópias de segurança para sua conta no Dropbox.
  • WD Security – ajuda a definir uma senha de acesso e outras opções básicas para aumentar a segurança de acesso aos seus arquivos no hd.
  • WD Drive Utilities – diversas ferramentas de gestão, como análise do disco, formatação etc.
  • WD Quick View – um aplicativo leve para deixar na sua bandeja de tarefas e acompanhar a temperatura do dispositivo e o espaço que já foi utilizado.

Abaixo estão algumas telas desses aplicativos.

 

Pontos fracos: um ponto fraco é a estrutura do hd externo, que me parece ser plástico, então não sei se é muito resistente. Os fotógrafos que precisam carregar o hd o tempo todo precisa ter mais cuidado na hora do transporte. Não é um problema grave, mas é melhor ter cautela com isso. E o cabo USB é padrão, ou seja, incompatível com os MacBooks mais recentes, mas nada que um adaptador não resolva.

especificacoes-hd-externo-wd

Desempenho do HD externo

Nos meus testes, o desempenho foi bastante aceitável. Dá pra fazer as edições de imagens salvando direto no dispositivo, já que o salvamento é rápido. A transferência de arquivos também merece nota alta, se comparado a outros hds medianos. Fiz várias transferências, algumas de 20 GB (com músicas, documentos e fotografias) levando pouco mais de 14 minutos para transferir tudo. O cabo USB é 3.0, que proporciona mais velocidade, mas também é compatível com entradas 2.0.

É um bom resultado, sendo que fiz o mesmo teste em outros dispositivos e a média foi de 19 minutos; você pode achar que a diferença é pouca, mas quando a quantidade de arquivos aumenta, o tempo também é maior (e qualquer minuto a menos é ótimo). Vale destacar que também não houve falhas em nenhuma das transferências e o dispositivo quase não esquentou.

Conclusão

Eu testei e aprovei. Podemos dizer que é um hd externo básico, mas com características dos premium. É pequeno, leve, discreto e com uma usabilidade muito boa, além de garantir a segurança dos seus arquivos. Você pode inclusive criar uma configuração para que ele tenha acesso automático em sua máquina, mas solicite uma senha em computadores desconhecidos.

Imagens do mesmo hd em outras opções de cores:

Ficou interessado? O hd está à venda nos sites Submarino e Lojas Americanas.

conteúdo-comercial

 

 

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *