Pular para o conteúdo

Imprima suas fotos para não perdê-las

  • por

Conteúdo atualizado há 11 anos

Encontrei um artigo bem legal e um dos livros que comprei recentemente. Aí resolvi compartilhar com vocês.

Boa leitura! 🙂

– – – – – – – – – – –

Randy Olson adora a nova tecnologia digital. Sua impressora Epson 7800 fica em cima da antiga Iris 3042 no escritório que tem em casa. Um armário está cheio de servidores tão potentes que ele jura que as luzes da rua enfraquecem quando ele os liga. Olson conserva seus arquivos RAW e faz todas as mudanças em camadas com seu software de edição de imagens e as guarda com todo cuidado em arquivos novinhos em folha.

Mesmo depois de aprender as tecnologias mais modernas, Olson não se esquece do conselho de Henry Wilhelm, um dos gurus da fotografia, sobre arquivamento: “Se você salvar suas imagens como 1s e Os, precisará de algo para ler esses números”. Como ele guardou sua tese universitária em um disquete Apple, hoje ultrapassado, chegou à conclusão de que uma cópia em papel bem-feita é sempre a melhor solução.

randy-olson-foto

Olson também usa as cópias em papel para editar seu trabalho. “No papel, a gente enxerga coisas que não consegue ver no monitor”, garante. “Seu olho pode ser enganado pela fonte de luz que vem de trás da imagem na tela, diferentemente da luz que se reflete na cópia em papel”. Às vezes, ele faz quase 100 cópias impressas antes de editar uma reportagem para a revista National Geographic.

A atenção aos detalhes e o respeito profundo pelas pessoas que fotografa, Olson foi o primeiro e único a receber ambos os prêmios de Fotógrafo de Jornal do Ano (1992) e Fotógrafo da Revista do Ano (2004) conferidos pelo concurso University of Missouri Pictures of The Year (EUA). Realizou reportagens fotográficas em locais como Sudão, Turquia, Tailândia, Ártico siberiano, Austrália e Congo. Recebeu o prêmio Robert F. Kennedy por um documentário sobre moradias populares e também é um dos criadores da série de livros Day in the Life, que retratam a vida em diversos lugares do mundo.

Enquanto planeja fazer um upgrade paraos discos Blu-Ray de 200 gigabytes, Olson está intrigado com as fotogravuras criadas por Edward Curtis no início do século 20. “Até hoje, dá para tirar cópias delas”, reflete.

Veja o trabalho de Olson em www.olsonfarlow.com
Fonte: Guia Completo de Fotografia

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *