Conteúdo atualizado há 6 anos
Julius Neubronner, farmacêutico alemão, foi o responsável pelo registro d uma das primeiras fotografias aéreas do mundo, em 1903, com a ajuda de uma pomba. Isso mesmo, uma pomba! Ele equipou a ave com uma pequena câmera fotográfica que pesava apenas 75g, criada por ele mesmo. Olha que legal:
A grande ideia de Julius Neubronner
O mais curioso de toda essa história é a origem da ideia do jovem Neubronner, que utilizava o serviço de pombo correio para receber receitas médicas e enviar medicamentos a um hospital da cidade vizinha.
Um belo dia, Julius decidiu criar uma pequena câmera (que utilizava negativos de apenas 4 cm) e prendê-la ao peito de um de seus pombos. Depois da primeira experiência, todas as viagens dos animais passaram a registrar a paisagem da cidade lá de perto das nuvens.
A novidade foi tão inovadora que caiu na graça do povo. Assim, Julius passou a produzir e comercializar postais com as fotos. Em 1908, a fotografia aérea com pombos foi patenteada por ele e não parou de fazer sucesso, até que, nos anos de 1910 e 1911, foi premiado na Paris Air Show, com duas medalhas de ouro, por sua técnica inovadora e suas fotografias.
A invenção de Julius também foi utilizada pelo exército durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O próprio Julius foi responsável pelo treinamento dos animais e capturar as imagens. Abaixo estão algumas das fotos registradas pelas pombas.
Eu queria colocar mais fotos aqui, mas não consegui encontrar. Vale lembrar que a fotografia aérea já estava sendo desenvolvida, mas fotógrafos utilizavam balões.
Por isso Julius Neubronner foi considerado tão inovador, já que sua ideia era muito mais prática e barata. A primeira fotografia área foi registrada em 1858, pelo também francês Gaspar Felix Tournachon, conhecido como “Nadar”.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
It’s Not the Camera, It’s the Pigeon – Behold, the photo blog
Wikipedia – Julius Neubronner