Conteúdo atualizado há 12 meses
A fotografia é uma arte técnica e científica que permite capturar momentos únicos e eternizá-los. Afinal, a mágica é que por meio das lentes, somos capazes de registrar emoções, lugares e pessoas, tornando a fotografia uma das formas de expressão mais importantes da história. Por isso, resolvi listar algumas das principais curiosidades sobre a fotografia, que são bem interessantes e muitos não conhecem.
É claro que há muito mais coisas para descobrir, mas aqui separei as que te ajudarão a entender melhor a arte fotográfica e sua história. Além disso, é uma boa lista de assuntos para conversar com seus amigos fotógrafos.
Maiores curiosidades sobre a fotografia
Aqui você encontra várias curiosidades da fotografia, desde sua criação até os recordes mais impressionantes. Gostou da ideia?
Em resumo, algumas informações são básicas e obrigatórias para profissionais, amadores ou amantes da arte fotográfica. Leia até o final e surpreenda-se!
Lista de curiosidades:
Para entender uma fotografia
1. História: a primeira fotografia do mundo e o primeiro fotógrafo do mundo
Em primeiro lugar, a história da fotografia é repleta de curiosidades e inovações que moldaram a forma como vemos e capturamos o mundo. A primeira fotografia do mundo data de 1826, tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826.
A imagem resultou de oito horas de exposição com a vista da janela de Niépce, para a comunidade francesa Le Gras. Por isso, intitulada “Vista da janela em Le Gras”, a primeira foto do mundo retrata a vista da janela de sua propriedade na França. Ademais, essa foto foi feita em uma placa de estanho coberta com betume da Judeia.
Essa incrível invenção rapidamente se espalhou pelo mundo e deu origem a uma série de inovações na área da fotografia. Desde então, ninguém discorda que hoje não é mais possível viver sem fotografar, nem que seja pelo celular mesmo.
Portanto, o título de primeiro fotógrafo do mundo também pertence a Joseph Nicéphore Niépce, que, além de criar a primeira fotografia, também foi o primeiro a desenvolver um processo fotográfico. Esse processo, chamado de heliografia, consistia em expor uma placa de estanho coberta com betume à luz do sol. O betume endurecia nas áreas expostas à luz e, após a lavagem da placa, a imagem era revelada.
2. Evolução: a primeira fotografia colorida do mundo
Depois da criação da fotografia, muitos cientistas começaram suas pesquisas para melhorá-las. E a fotografia colorida é um marco na história da fotografia e representa uma grande evolução técnica e artística.
Ao passo que a primeira fotografia colorida foi registrada pelo físico, filósofo e matemático escocês James Clerk Maxwell em 1861. A imagem, intitulada “Tartan Ribbon”, mostra uma fita colorida com as cores vermelho, verde e azul. Maxwell utilizou três filtros diferentes de cores primárias – um vermelho, um verde e um azul – e juntou as imagens (sem Photoshop!) para criar a foto final.
Depois, a fotografia colorida se tornou mais popular no início do século XX, com o desenvolvimento do processo de tricromia, que permitia a reprodução de cores mais precisas e vibrantes. Desde então, a fotografia colorida passou por diversas evoluções e melhorias, tornando-se uma das formas mais populares de expressão artística.
3. O processo de fazer uma fotografia: do filme ao digital
O processo de fazer uma fotografia evoluiu consideravelmente desde a invenção da primeira câmera. Em princípio, as fotografias eram feitas em placas de metal e depois em filmes fotográficos, que consistiam em um suporte plástico coberto por uma emulsão química sensível à luz. Com o avanço da tecnologia, a fotografia digital surgiu, permitindo maior praticidade e rapidez na captura e edição de imagens.
A saber, a fotografia digital funciona através de um sensor eletrônico que capta a luz e a transforma em sinais elétricos, que são convertidos em uma imagem digital. Esse processo tornou a fotografia mais acessível e permitiu que qualquer pessoa com um smartphone ou câmera digital pudesse registrar momentos e compartilhá-los facilmente pela internet.
E surpreendentemente, a primeira câmera digital foi inventada em 1975, mas não fez a primeira foto digital do mundo, acredita? A primeira fotografia digital surgiu quase duas décadas antes dessa câmera, quando Russell Kirsch digitalizou uma fotografia do seu filho de três meses, em 1957.
A imagem tinha 176 x 176 pixels, em resolução muito baixa, porque o computador que ele usou não tinha capacidade para armazenar muita informação. E se você quiser saber qual foi a primeira foto de um celular, continue lendo que eu vou contar também.
A Bíblia da Fotografia: Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer Fotos Perfeitas
R$ 109,20
4. Curiosidades sobre câmeras: a maior câmera do mundo e as primeiras lentes fotográficas
Sem dúvida, a câmera fotográfica é um instrumento fundamental para a arte da fotografia, e sua história é marcada por várias curiosidades. E a maior câmera fotográfica analógica do mundo foi construída em 1900, nos Estados Unidos e foi batizada carinhosamente de Mammoth (mamute).
Ao passo que o custo da construção passava de 5 mil dólares na época e que resultou em uma câmera de quatro metros de comprimento e 640 quilos!
E nenhuma câmera funciona sem lentes, certo? Mas você sabe quando surgiram as primeiras lentes de foto? Pois, preciso citar ele de novo aqui: Joseph Nicéphore Niépce, que fez a encomenda para o também francês Charles Louis Chevalier, no século XIX.
Da mesma forma, outros cientistas da fotografia, como Daguerre e Talbot também aproveitaram os conhecimentos de Chevalier e, com o tempo, as lentes que eram feitas de vidro foram aperfeiçoadas e passaram a ser feitas de materiais mais leves e resistentes, como o plástico.
5. Recordes: a maior fotografia em filme e a maior fotografia digital
Além disso, a fotografia também possui recordes impressionantes que mostram a sua evolução e os limites da tecnologia. Por exemplo, a maior fotografia em filme foi tirada em 2006 e possui 34 metros de comprimento e 9,8 metros de altura, é conhecida como The Great Picture e faz parte do Guinness World Record.
Surpreendentemente, a equipe transformou um hangar em um câmera pinhole gigante e fez a imagem com 35 minutos de exposição. O filme utilizado media aproximadamente 9×34 metros! E a imagem retrata a paisagem do Parque Nacional de Canyonlands, nos Estados Unidos, e foi tirada com uma câmera de grande formato.
Além disso, a atual maior fotografia digital do mundo, por sua vez, foi registrada no fim de 2014 e possui incríveis 365 milhões de pixels em 46 terabytes! O registro foi feito pela equipe liderada pelo fotógrafo italiano Fillippo Blengini, que capturou 70 mil fotos individuais durante 15 dias com uma câmera especial.
Foi assim que a maior foto digital da Mont Blanc, décima-primeira maior montanha do planeta, foi criada pela empresa italiana de tecnologia automotiva e aeroespacial, Haltadefinizione. Você pode ver neste link.
Seja como for, ambas as fotografias contam com incríveis detalhes e se destacam como exemplos impressionantes da evolução da tecnologia fotográfica. A maior fotografia em filme é um exemplo de como a fotografia analógica ainda pode ser impressionante, enquanto a maior fotografia digital mostra como a tecnologia digital pode capturar imagens em alta resolução.
6. A maior coleção de câmeras do mundo: o sonho de todo fotógrafo
Em seguida, vamos à maior coleção de câmeras do mundo, de Dilish Parekh, um empresário indiano de Mumbai que começou a colecionar câmeras em 1977. Ele entrou no Guinness World Record em 2005 com sua coleção de 4.425 câmeras antigas. E você aí pensando que é viciado em equipamentos, hein?
A coleção inclui modelos raros como a Kodak Brownie de 1900, uma câmera de selos do Royal Mail Postal que data de 1907 e uma Leica M3 de 1954. Além disso, a câmera mais antiga da coleção data de 1890. Ou seja, é um sonho para qualquer fotógrafo e é uma verdadeira homenagem à história e evolução da fotografia.
Parekh virou colecionador depois que seu pai deixou 600 câmeras para ele, que começou a ser feita pelo avô. O restante ele foi comprando em várias partes do mundo e, curiosamente, a maior parte ele encontrou no infame mercado de pulgas de Mumbai, o Chor Bazar.
E ele já recebeu inúmeras propostas de interessados em comprar a coleção inteira ou algumas partes, mas ele jamais aceitou vender. Parekh faleceu aos 69 anos de idade, no dia 31 de janeiro de 2023. Mas até o momento não se sabe o que acontecerá com esta maravilhosa coleção.
“Só o amor e a paixão é o que importa….isso é tudo para mim….colecionadores de câmeras de todo o mundo me abordam com ofertas, mas essas câmeras são minha vida, não vou vendê-las enquanto estiver vivo, Também instruí meus dois filhos o mesmo… olhe em volta, vê o que é interessante para você e coleta… coleta… coleta”
Dilish Parekh
7. A foto mais cara da história: a história por trás da imagem
Atualmente, a fotografia mais cara da história é uma foto de 1924, registrada por Man Ray. Essa fotografia mais cara do mundo foi leiloada em Nove Iorque, em maio de 2022, por 12,4 milhões de dólares! Será que alguém será capaz de superar esse marco?
A saber, essa foto leva o nome de uma expressão popular francesa, Le Violon d’Ingres, que significa hobby, em referência ao pintor neoclássico francês Jean-Auguste-Dominique Ingres que costumava tocar violino. Man Ray admirava o trabalho de Ingres e inspirou-se em sua pintura The Valpinçon Bather (1808) para esta fotografia.
Mas há outras fotos na lista das mais caras da história. Em princípio, elas já foram as mais caras do mundo anos atrás. Uma delas é uma fotografia intitulada “Rhein II”, feita pelo fotógrafo alemão Andreas Gursky em 1999. A foto, que retrata o rio Reno na Alemanha, foi vendida por impressionantes US$ 4,3 milhões em um leilão da Christie’s em 2011.
Rhein II continua sendo muito valorizada, já que possui simplicidade e minimalismo, apresentando um horizonte plano, céu cinza e um fino pedaço de grama no primeiro plano. A imagem captura a essência da paisagem alemã e é um exemplo de como a fotografia pode ser, sim, uma forma de arte.
Aliás, também tem o retrato de Brad Pitt e Angelina Jolie com seus gêmeos (Vivienne e Knox), após três semanas do nascimento. A imagem apareceu na capa da revista People em 1998 e custou nada mais que 6,08 milhões de dólares!
Tudo sobre fotografia
8. Curiosidades sobre a fotografia no Brasil
O Brasil também tem uma rica história na área da fotografia, com muitos fotógrafos renomados e inovações. Uma curiosidade interessante é que a primeira fotografia brasileira foi registrada pelo daguerreótipo de Louis Compte, no dia 16 de janeiro de 1840.
Compte estava apenas de passagem, eventualmente desembarcou no Rio de Janeiro e aproveitou para registrar uma foto, que deixou todos encantados!
Também é importante falar sobre o primeiro fotojornalista do Brasil, Augusto Malta, que fotografou cenas do carnaval carioca, com uma visão jornalística, nos anos 1910. Malta ficou conhecido por ser o mais expressivo cronista visual do Rio de Janeiro.
E avançando um pouco mais no tempo, temos mais um importante fotógrafo brasileiro. Chico Albuquerque (1917-2000) é considerado o primeiro fotógrafo de publicidade no Brasil, conquistou diversos prêmios ao longo de sua carreira e também se especializou em retratos de pessoas notáveis de sua época.
9. Sua câmera funciona como seus olhos
Pode parecer estranho falar isso, mas é verdade. Apesar de os nossos olhos serem biológicos e nossas câmeras serem dispositivos tecnológicos, existem muitas semelhanças entre o olho humano e a câmera fotográfica.
Para resumir, as lentes das câmeras são como o cristalino dos olhos, o diafragma e a íris funcionam de um jeito bem parecido, o sensor que registra a imagem tem a mesma função da retina entre outras coisas. Eu expliquei isso tudo em detalhes aqui no blog (acesse no link do parágrafo anterior), e vale a pena ler, porque você vai se surpreender e se encantar ao mesmo tempo!
Mais curiosidades sobre a fotografia
Enfim, não é só isso! Ainda há muitas curiosidades sobre a fotografia para contar pra você. Temos primeira foto com uma pessoa, a primeira foto do planeta Terra, a primeira fotografia aérea e, claro que não poderia ficar de fora, a primeira versão do Photoshop. Olha só…
Dia Mundial da Fotografia
Essa data é comemorada todo ano no dia 19 de agosto. O Dia Mundial da Fotografia foi escolhido na mesma data em que, no ano de 1839, o governo francês comprou a patente da tecnologia do daguerreótipo apresentado pela Academia Francesa de Ciências e anunciou sua aquisição como “um presente gratuito para o mundo”.
É uma data muito especial, já que tem essa conexão histórica com o nascimento da fotografia e merece ser celebrada por todos os fotógrafos amadores e profissionais do mundo. Você sabia dessa?
Fotografias antigas
A primeira fotografia que registrou uma pessoa foi feita por Louis Daguerre em 1838. A imagem, intitulada Boulevard du Temple, mostra um homem limpando suas botas, ao longe, no canto inferior esquerdo. Consegue ver?
Ainda no passado, Julius Neubronner, farmacêutico alemão, foi o responsável pelo registro da primeira fotografia aérea, em 1903, com a ajuda de uma pomba. Isso mesmo, uma pomba! Ele equipou a ave com uma pequena câmera fotográfica que pesava apenas 75g, criada por ele mesmo.
Também é legal saber que a primeira imagem da Terra foi registrada do espaço pelo satélite Explorer 6 no dia 14 de agosto de 1959. É claro que a imagem é simples demais para os padrões e tecnologias que temos hoje e talvez você nem entenda do que se trata.
O registro mostra uma área ensolarada do Oceano Pacífico Central e algumas nuvens. A foto foi feita pelo satélite enquanto ele passava por cima do México, a quase 17 mil milhas de distância do planeta. Outra curiosidade é que a imagem foi transmitida por uma estação no Havaí e demorou 40 minutos para ser enviada.
Mas também temos a primeira fotografia da Terra feita por uma pessoa. O astronauta alemão Gherman Titov foi a primeira pessoa a fotografar o nosso planeta do espaço, usando uma câmera de cinema instalada na espaçonave Vostok 2, em 6 de agosto de 1961.
Fotografias mais recentes
Agora partindo para curiosidades mais recentes, Bliss, de Charles O’Rear, registrada em Napa Valley (Califórnia) em 1996, é a fotografia mais popular da história. E você, provavelmente a conhece… é aquela que foi utilizada como plano de fundo padrão do Windows XP.
E a primeira versão do Photoshop surgiu comercialmente como um software especial para retoques de fotografias digitalizadas em scanner, em 1990, mas já oferecia funções poderosas e fascinantes. Hoje o Photoshop já tem até inteligência artificial e não sabemos mais onde ele vai chegar.
Além disso, não posso deixar de citar a primeira foto de celular do mundo! Foi em 11 de junho de 1997 que o empresário Philippe Kahn fez uma foto de sua filha recém-nascida com um equipamento improvisado. Ele hackeou um telefone flip Motorola StarTAC, uma câmera digital Casio QV e um notebook Toshiba 430CDT e criou uma gambiarra que se tornou o primeiro telefone móvel com câmera e ainda era conectado à internet!
Sua esposa ficou 18 horas em trabalho de parto, então ele teve tempo de sobra pra inventar esses sistema maluco. Em resumo, sempre que ele fazia uma foto com a câmera, o sistema acessava um servidor web e enviava alertas por e-mail para amigos e familiares verem a foto da filha.
Claro que já havia testes com outros celulares e sensores para capturar imagens. Mas essa invenção de Kahn quebrou todas as barreiras fazendo várias coisas ao mesmo tempo pela primeira vez: registrou uma foto, enviou para a internet e compartilhou com várias pessoas em uma rede social de e-mail. Tá bom pra você?
Essa história foi tão surpreendente, que rendeu um mini documentário, em 2017, produzido pela Conscious Minds. Assiste aí pra entender o que ele aprontou e ver a foto.
Inteligência Artificial na fotografia
Pois é, minha gente! Hoje em dia não podemos falar mais sobre nada, sem esbarrar nas possibilidades da inteligência artificial que está se desenvolvendo numa velocidade que nem conseguimos acompanhar. Por isso, quero registrar aqui também mais uma das curiosidades sobre a fotografia envolvendo tecnologia.
Foi em 2018 que a Obvius usou sua própria inteligência artificial (IA) para criar um retrato de um dos membros da família fictícia Belamy. Inesperadamente, este retrato criado por inteligência artificial, intitulado “Edmond de Belamy”, entrou em um leilão da Christie’s de Nova Iorque em outubro do mesmo ano e foi vendida por US$432.500 dólares! O valor foi muito maior que o esperado, já que a estimativa inicial estava em 10 mil dólares.
O sistema da Obvious foi treinado com dados de 15 mil retratos pintados entre os séculos 14 e 19. Além disso, o mais curioso é a assinatura que o algoritmo colocou no canto inferior direito, como os artistas humanos costumam fazer. A IA assinou assim:
Claro que a imagem é claramente mais parecida com uma pintura do que uma foto. Por isso, ela é considerada uma das primeiras obras de arte geradas por algoritmos. Mesmo porque a inteligência artificial ainda precisa evoluir para criar humanos perfeitos (e vou atualizar este post quando isso acontecer! Enquanto isso, veja essa ferramenta e fique tão assustado quanto eu.).
Mas, saiba também que já teve fotografia gerada por IA enganando prêmios renomados de fotografia. Como aconteceu no início de 2023 com a Sony World Photography Award, que premiou a foto “Pseudomnesia: The Electrician” na categoria Criativa, do alemão Boris Eldagsen.
Se ele foi mal-intencionado ao inscrever a imagem, eu não sei. Mas, depois Eldagsen assumiu a criação com inteligência artificial e perdeu o direito ao prêmio. Eldagsen disse à CNN: “Isso mostra que, no momento, o mundo fotográfico foi pego de surpresa após esse desenvolvimento, que sutilmente você pode criar imagens que se parecem com fotografia, mas não precisa ter as habilidades e conhecimentos dos fotógrafos”.
Conclusão das maiores curiosidades sobre a fotografia
A fotografia é uma arte que nunca deixará de nos surpreender, concorda? Desde sua invenção até os dias de hoje, ela tem sido fundamental para registrar momentos e contar histórias. As curiosidades e recordes que cercam a fotografia mostram a sua evolução e a sua capacidade de nos surpreender constantemente.
Seja através da maior câmera do mundo, da foto mais cara da história ou da maior coleção de câmeras, a fotografia continua a nos fascinar e inspirar. E isso é apenas uma pequena amostra das curiosidades que cercam essa arte incrível.
Acho que revelei grandes curiosidades sobre a fotografia por aqui, não é mesmo? Eu sei que daria para deixar essa lista IMENSA, mas por enquanto é só e espero que tenha gostado! Prometo manter este artigo atualizado de tempos em tempos, para sanar nossa sede por curiosidades fotográficas.
E não deixe o conhecimento preso em você, compartilhe estas informações com seus amigos também! 😉