Pular para o conteúdo

LIVRO – Fundamentos da fotografia criativa

  • por

Conteúdo atualizado há 8 anos

O livro Fundamentos da fotografia criativa, de David Präkel (editora Gustavo Gili), é excelente para quem busca uma introdução aos conceitos de fotografia. Os fotógrafos precisam se familiarizar com a linguagem fotográfica, que, de acordo com o autor, tem vocabulário e gramática próprios, para entender as necessidades dos clientes e criar uma iconografia que seja ao mesmo tempo expressiva e comunicativa para o espectador.

O primeiro capítulo, Fundamentos fotográficos, é totalmente focado em conceitos teóricos que ajudam a entender melhor como construir boas imagens, levando em consideração princípios do design, elementos de composição, exposição e linguagem fotográfica, além apresentar a importância de exercitar a criatividade. Já o segundo capítulo provoca a reflexão sobre todas as maneiras que a fotografia pode comunicar sua mensagem, apresentando, de maneira bem resumida, conceitos teóricos como semiótica e linguagens técnicas, artísticas e emocionais, o que ajuda a interpretar imagens de outros profissionais e a compor suas próprias. Os dois primeiros capítulos são os que mais contribuem com a reflexão criativa e são os mais indicados para quem deseja aprimorar seu olhar fotográfico.

“O que determina o sucesso nos diferentes campos é a habilidade para utilizar a linguagem da fotografia de forma intencional e não ao acaso.” – David Präkel (pág. 34)

Os três capítulos seguintes oferecem dicas importantes e ensinam tudo o que o fotógrafo profissional precisa saber, para poder desenvolver bem o seu negócio. Há uma introdução em todos os estilos fotográficos, para que você possa conhecer todas as áreas onde pode trabalhar (publicidade, editorial, esportes, arquitetura, social, vida selvagem e natureza, fotojornalismo e moda). Na sequência é discutido maneiras de apresentar o trabalho e conquistar clientes, as melhores formas de se comunicar com clientes e agências (desde o trabalho em equipe até aspectos legais – achei muito legal os modelos de documentos que ele oferece, especialmente de direito de imagem) e como desenvolver um bom fluxo de trabalho (iniciando na concepção da ideia até a execução, edição e arquivamento do trabalho final).

“Na verdade a fotografia é um negócio, não uma profissão. No entanto, como você é pago por seu trabalho, esperam-se certos padrões de comportamento e competência. De alguém que se descreve como fotógrafo ‘profissional’ se espera que aja de maneira profissional, que respeite os prazos e produza segundo as linhas combinadas em reuniões com o cliente.” – David Präkel (pág. 115)

Eu gostei bastante do livro, a leitura é bem agradável e fácil (li em apenas três dias!). É recomendado para quem deseja entrar para o mercado fotográfico, mas sem deixar de lado a liberdade criativa, o que é uma tarefa bem difícil. Conheço muitas pessoas que se dedicam à fotografia, mas evitam fazer dela sua fonte de renda por medo de tornar sua paixão em uma obrigação estressante (confesso que sou uma dessas pessoas). Esta é uma boa leitura para repensar sua relação com a fotografia.

Resumindo, acredito que este livro seja para os amantes que temem a realidade profissional. Vale a reflexão, afinal quem já tem a criatividade bem aflorada e já sabe o que gosta de fotografar, tem meio caminho andado para o sucesso como fotógrafo profissional. Leiam também e me contem o que acharam!

fundamentos-da-fotografia-criativa
Compre aqui!

SOBRE O LIVRO

Título: Fundamentos da fotografia criativa
Autor David Präkel
Editora: Gustavo Gili Brasil
ISBN: 978-84-252-2433-1
Idioma: português
Encadernação: brochura
Dimensão aprox.: 20 x 33 cm
Edição:
Ano de Lançamento: 2015
Total de páginas: 208

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *