Pular para o conteúdo

Marketing Digital para fotógrafos, funciona?

  • por

Bom, acho que essa pergunta nem precisa ser respondida, mas aqui vai: SIM. Precisam e muito! Hoje em dia é simplesmente obrigatório ter uma presença online para ter sucesso nos negócios, independentemente de sua área de atuação. E o Marketing Digital para fotógrafos é o que te ajudará nessa missão!

Além de “facilitar” a rotina de encontrar novos clientes, você ainda consegue melhorar sua relação com antigos clientes, divulga seu trabalho, cria networking e, talvez o mais importante, dá cada vez mais força e destaque à sua marca pessoal.

marketing-digital-parap-fotografos-funciona

Mas, afinal, o que é Marketing Digital?

Essa é uma pergunta difícil de responder! Arrisco até a dizer que é impossível encontrar padrões para definir o que é Marketing Digital. Isso porque, resumindo, ele terá o formato que você precisar e é sempre mutável, ou seja, muda a cada dia.

Mas vale deixar muito claro que uma estratégia que dá excelentes resultados para uma pessoa/empresa poderá ser um desastre para outros. Ou seja, minha definição é mais ou menos assim…

Marketing Digital é um conjunto de especialidades que reúne pesquisa, planejamento, estratégias e análises, aplicado aos meios digitais e totalmente personalizado às necessidades da pessoa/empresa. Esse conjunto deve ser desenhado com bastante atenção para conquistar e fidelizar o público-alvo, divulgando produtos, serviços, projetos e o que mais for preciso, mas sempre com foco no relacionamento.

E se for tudo bem planejado e executado com dedicação será “fácil” aprimorar sua comunicação e interatividade, melhorando o alcance da sua marca e gerando novos negócios. E, você sabe mais do que ninguém que, fotógrafos também precisam gerar negócios, não é mesmo?

marketing-para-fotografos

O que exatamente dá pra fazer em marketing digital para fotógrafos?

Existem dezenas (ou seria milhares?) de ferramentas que você pode aplicar. Mas isso não quer dizer que é preciso fazer tudo, mesmo porque seria humanamente impossível cuidar de todos os canais e meios existentes para divulgar o seu trabalho.

Só para citar alguns exemplos, temos:

  • Website e blog
  • E-commerce
  • Minisite e Landing Page
  • SEO
  • Mídias sociais
  • E-mail marketing
  • CRM
  • SEM
  • Links patrocinados
  • Marketing de conteúdo
  • PPC e mídia display
  • Inbound marketing
  • Marketing em vídeo
  • etc.

Se você parar para pensar irá descobrir que já faz Marketing Digital. Se você não tiver pelo menos um dos exemplos que citei, com certeza, será bem difícil ter sucesso hoje em dia. A questão agora é começar a refletir sobre a melhor maneira de lidar com isso tudo.

Mas não entrarei em detalhes por enquanto. Afinal, se eu for explicar como funciona e o que pode ser feito com todos os canais e as ferramentas disponíveis, este post perderá o propósito inicial, concorda?

O fato é que está na hora de você, que trabalha com fotografia, começar a planejar melhor suas ações online. Estudar e conhecer o mundo digital é um bom caminho. Há alguns cursos gratuitos na internet e livros muito interessantes e completos sobre o assunto.

marketing-digital-para-fotografos-funciona2

5 Razões para investir em Marketing Digital para fotógrafos

Quando digo “planejar melhor suas ações online” não estou falando em simplesmente abrir uma conta no Instagram, uma página no Facebook e dar uma atualizadinha no seu site. Você precisa investir seu tempo, seu conhecimento e, em alguns casos, até o seu dinheiro!

Mas, se está faltando motivação para sair do basicão, de só postar fotos aleatórias nas redes, aqui estão algumas das principais razões que te farão mudar de ideia agora:

01. Quase 70% da população brasileira está na Internet*

O Brasil é o 4º país mais conectado no mundo (até a última divulgação feita em 2017) e esse número sobe a cada ano! Tudo bem que você jamais irá atingir todas essas pessoas, mas há uma enorme parcela disso que está agora no Google e nas mídias sociais procurando um fotógrafo para registrar uma festa de casamento, o evento da empresa, ou qualquer outra coisa. Eles conseguirão te encontrar?

* Fonte: G1, dez/2018

02. Torne-se uma referência em fotografia e seja uma autoridade no mercado

No marketing digital há pouquíssimas garantias de resultado, porque depende muito de como será sua dedicação. E uma coisa é fato: quem produz e entrega conteúdo de qualidade e com frequência, conquista seu espaço como referência. Então este pode ser um dos caminhos a seguir… Falar sobre sua especialidade em fotografia e talvez até ensinar quem queira aprender, assim você será admirado e conquistará um público cada vez maior. E essa estratégia se chama Marketing de Conteúdo.

Mas olha só, não adianta tentar fingir algo que você não é! Para produzir conteúdo de qualidade é preciso verdadeiramente conhecer sobre o que está falando. Nada de copiar e colar o que acha na internet!! Você acha que eu conseguiria escrever isso tudo aqui sobre marketing digital se não fosse um assunto que eu conheço e estudo com frequência? Além disso, não se pode entregar conteúdo extenso, mas vazio de informações que realmente façam diferença para quem está lendo.

Então vá lá… Descubra no que você tem maior conhecimento/habilidade e dedique-se a falar sobre isso. Os bons resultados serão mera consequência!

03. O faturamento de quem investe em marketing digital cresce anualmente

Em um levantamento realizado pela Interactive Advertising Bureau, em 2015, descobriu que a média de crescimento chega a 18% ao ano. Acredito que não preciso explicar muita coisa aqui, não é mesmo? Faça um teste: some tudo o que você ganha no período de um ano, acrescente 18% e veja se é interessante.

04. Mais de 87% dos brasileiros acessam a internet todos os dias*

E elas estão conversando com amigos e familiares, buscando informações interessantes e pesquisando produtos e serviços de qualidade, vale lembrar, todos os dias!

* Fonte: Estadão, jul/2018

05. Antes de adquirir um produto/serviço, 80% dos brasileiros conectados conferem comentários e opiniões de seguidores nas mídias sociais*

É por isso que está mais do que na hora de começar a prestar bons serviços, que proporcionam bons comentários e boas indicações, não acha? O tradicional marketing “boca a boca” ganhou ainda mais força na internet. E fica melhor ainda se você tiver um espaço próprio (rede social, site etc.) para poder captar e exibir todas essas opiniões.

Ainda não se convenceu? Então aqui vai mais um dado: 71% daqueles que conferem as opiniões confiam plenamente no que estão lendo. Ou seja, não adianta você falar em todos os canais que seu serviço é bom e diferenciado. Agora, para ser um fotógrafo reconhecido nos meios digitais também é preciso ter pessoas falando (bem) sobre você.

Ou seja, faça um bom trabalho, ofereça um bom atendimento, mas também dedique tempo às mídias sociais e sempre incentive a participação do seu público em tudo o que compartilhar, mas sempre de maneira sincera e natural.

* Fonte: MindMiners, jun/2018


Acredito que essas são cinco ótimas razões para lembrar quando bater aquela preguiça de cuidar dos seus canais. A dica principal aqui é: cuide sempre da sua presença digital e comece a planejar e executar tudo com mais atenção.

Gostou do conteúdo? Estou planejando mais alguns posts sobre o tema. Acredito que posso ajudá-los a mergulhar nesse universo, pois trabalho com nesta área há mais de 10 anos! Por isso, acho que posso ensinar um pouquinho sobre estratégias de marketing digital para fotógrafos. 😄

Me digam se vocês se interessam pelo assunto e quais dúvidas têm, no espaço de comentários. Fique de olho nos posts de marketing para fotógrafos aqui do blog e até a próxima!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *