Conteúdo atualizado há 8 anos
Todos sabem que o Brasil está passando por uma crise bem complicada ultimamente. Às vezes parece até que toda essa situação vai demorar muito a passar e vários setores sofrerão muito com as consequências de uma economia mal administrada. E é nesse momento que pensamos o que fazer? A resposta é simples: não deixe a crise afetar a sua fotografia!
Tenho visto várias discussões de fotógrafos profissionais querendo descobrir se a crise já alcançou o mercado fotográfico ou não. Alguns reclamam que os jobs estão cada vez mais escassos, outros dizem que está tudo numa boa e a agenda permanece lotada.
Em qual situação você se encontra?
Apesar da sua resposta, uma coisa é fato… Todas as pessoas estão economizando e cortando gastos em tudo o que podem. Se você deixou de comprar uma lente nova porque o dólar não para de subir, seu cliente pode preferir não contratar nenhum fotógrafo agora. Isso não quer dizer que você cobra muito caro, isso quer dizer que tudo ficou caro e precisamos economizar. Já notou o que você consegue comprar com R$ 50,00 no supermercado? Já viu o preço da gasolina? Percebeu que os salários não aumentam proporcionalmente à inflação? Então… Não tá fácil pra ninguém!
E o que fazer para enfrentar a crise na fotografia?
Resumindo? Não podemos perder tempo tentando analisar e justificar porque o mercado fotográfico chegou nesse ponto. Precisamos nos concentrar nas soluções. É preciso estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação.
Se, no seu caso, o cenário não é animador faça o seguinte: seja criativo, revise e concentre-se no seu plano de negócios, melhore o seu atendimento e relacionamento com o cliente, estude e elabore um plano de marketing que valorize o seu trabalho e permaneça otimista sempre!
Seja um profissional de sucesso!
Em vez de ficar criando teorias desastrosas com seus colegas fotógrafos, aproveite o momento para fazer uma análise de você mesmo e do seu trabalho. Repense suas contas (nunca misture contas pessoais com as de sua empresa, mesmo que você seja o único a trabalhar nela), reflita se é possível mudar seu estilo de trabalho, converse com seus clientes para saber como você pode ajuda-los a contratar um serviço de qualidade etc.
E o mais importante de tudo: não dependa da sorte! Invista todos seus esforços em planejamento, crescimento profissional e seja persistente em seus objetivos. Jamais fique desanimado. Enquanto seus concorrentes estão recuando, acreditando ser o fim do mundo, invista em algo novo, tenha coragem de arriscar.
Sabia que muitas empresas de sucesso nasceram em momentos de crise? Simplesmente trabalhando duro e deixando o “mimimi” de lado. Separei algumas dicas abaixo. Anote tudo e deixe em um local de destaque, para que você não esqueça de nada e consiga atingir o sucesso!
10 dicas básicas para sobreviver durante a crise
- Assuma o controle da situação e jamais aceite o título de vítima.
- Não procure por culpados. Procure por soluções eficientes.
- Tenha um plano de negócios bem estruturado. Se precisar, você pode encontrar ajuda e inspiração no Sebrae, neste link.
- Seja diferente! Prove aos seus clientes que você é especial.
- Profissionalize-se e estude sempre.
- Mantenha o foco nos seus objetivos e não se intimide com os desafios.
- Seja rápido para resolver qualquer situação. Nunca deixe nada para depois. Um pequeno problema hoje pode ser fatal no futuro.
- Trabalhe mais e seja cada vez mais dedicado.
- Não esqueça de se divertir e fazer coisas que gosta. Evite o estresse.
- Seja apaixonado pelo seu trabalho!!!
j8NGAy oeltzxdhyrkj, [url=http://nriudvbikyhs.com/]nriudvbikyhs[/url], [link=http://sqywibuiiynp.com/]sqywibuiiynp[/link], http://cbnpvqvhruxy.com/