Pular para o conteúdo

Não quero saber se minha foto é “linda”!

  • por

Conteúdo atualizado há 11 anos

Tenho certeza que, assim como eu, você já cansou de ver/receber comentários nada “produtivos” em imagens de comunidades online de fotografia; o Flickr talvez seja a mais conhecida e mais utilizada. Não vou negar que existam imagens obtidas com tanta precisão que ficam simplesmente perfeitas e lhe permite registrar apenas elogios, ou lhe deixa simplesmente sem palavras. Mas, convenhamos, são poucas as imagens que alcançam este nível de perfeição aos olhos da maioria.

Pensando nisso, resolvi fazer este post de protesto e orientação ao mesmo tempo.

Há aqueles que possuem poucos conhecimentos fotográficos e ficam com receio de comentar uma imagem criticamente. Há os que não sabem lidar muito bem com as palavras e têm dificuldade de expressar o que pensam. São muitas as razões. Mas pense bem… O quê é melhor? Receber um comentário de uma ou duas palavras dizendo que sua foto ficou linda, incrível, fofa etc.; ou receber algumas linhas, ressaltando tanto pontos positivos como negativos, que permitem a você aprender com os próprios erros e aprimorar seus conhecimentos? Acredito que se você não estiver publicando fotos apenas para aparecer ou fazer miguxos, com certeza irá preferir a segunda opção.

Diga não aos comentários que não comentam nada!

.

Para quem deseja fazer comentários mais interessantes e não sabe como, há um pequeno roteiro de reflexão que pode ser seguido. Ele te ajuda a se acostumar com um olhar mais crítico e, por que não, a fazer novas amizades.

Antes de tudo você deve definir qual é o intuito do seu comentário. Expressar algum sentimento? Fazer alguma pergunta? Dar uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva?

Há algumas fotos que te fazem simplesmente pensar “wow!”. Mas não fique só nisso. Você pode destacar qual característica da foto mais te agradou, explicando a razão por ter gostado tanto. Pode ressaltar alguma emoção que a imagem provoca em você e até mesmo dizer se ela te faz lembrar alguma coisa legal. Outra opção é comentar se o assunto da foto te agrada.

2799809657 130a326224
Foto de Kexi

Se a intenção for fazer uma pergunta você pode questionar qual foi o momento criativo que levou a obter tal imagem, que tipo de efeito foi utilizado, as configurações da câmera fora pensadas ou foi um “acidente artístico”, qual a razão pelo objeto ou lugar ter sido escolhido ou, até mesmo, questionar o que mais o fotógrafo pôde aprender ao capturar tal imagem.

Mas se você pretende dar sugestões ou fazer comentários contrutivos poderá sugerir um enquadramento diferente, mostrar como a foto pode inspirar uma idéia legal para uma próxima imagem, mencionar alguns pontos negativos que encontrar, sugerir tonalidades diferentes nas cores ou destacar a preferência por preto e branco, ajudar com possíveis questões técnicas que o fotógrafo fizer ou sugerir um elemento ou objeto que ficaria melhor na fotografia.

São apenas algumas idéias. Você pode encontrar milhares de razões para pautar seus comentários, tudo depende da fotografia. Mas nunca deixe de gastar uns 30 segundos a mais para fazer comentários mais elaborados. Os fotógrafos agradecem! 😉

Se você tem conta no Flickr e está em busca de olhares críticos sobre as suas fotografias, eu indico três grupos bem legais nos quais você joga suas fotos no pool e recebe comentários construtivos a respeito. Mas não esqueça de falar sobre as fotos dos colegas também. Leia as regras e veja como funciona. As pessoas de lá sempre têm coisas legais para dizer dos nossos clicks!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *