A Nikon tem novidades que irão deixar os nikonzeiros muito animados: três novas lentes! A 16-80mm, para uso nas câmeras DX, é versátil e oferece alto desempenho para fotógrafos profissionais e entusiastas. E temos também duas supertelefoto, para câmeras FX, em 500mm e 600mm, que apresentam novo design, superioridade ótica e qualidade avançada de autofoco, ideal para capturar cenas de esporte, ação e vida selvagem.
A maior novidade da 16-80mm é seu revestimento com o aclamado nanocristal, que reduz significativamente as ocorrências de borrões ou clarões, oferecendo maior qualidade de imagem. Também possui a tecnologia VR, de redução de vibração, proporcionando até quatro paradas de estabilização de imagens, e ainda tem detecção automática de tripé. A lente tem um diafragma de sete lâminas para um bokeh circular e natural, além de agradáveis áreas da imagem desfocadas. Para rapidez, exatidão e desempenho de AF silencioso, a NIKKOR 16-80mm conta ainda com a tecnologia de Motor de Onda Silencioso (SWM) da Nikon.
Nas supertelefotos o destaque fica por conta da adição de elementos de fluorita à fórmula ótica das lentes, que ajuda a diminuir aberrações cromáticas, além de reduzir o peso total, economizando aproximadamente 910 gramas para a 500mm e quase 1,4kg para a 600mm! Nelas também foi aplicado o revestimento em nanocristal e, para disparos de distâncias extremas, ambas são compatíveis com certos teleconversores Nikon**, permitindo que os fotógrafos usem o autofoco até f/8 com diversas câmeras profissionais da Nikon.
O novo design das supertelefotos melhora consideravelmente o desempenho de rastreamento AF, ajudando os fotógrafos a capturar imagens de animais ou atletas em movimento, com clareza e precisão. Ambas possuem o mecanismo de diafragma eletromagnético, que garante uma exposição consistente durante disparos contínuos em alta velocidade.
No site da Nikon há algumas fotos de amostra que foram registradas com as lentes, para que possamos ter ideia de como elas trabalham. Veja algumas:
Fonte: Nikon Brasil