Pular para o conteúdo

Novos cartões UFS que mudarão a vida dos fotógrafos

A Samsung acaba de anunciar seus novos cartões UFS (Universal Flash Storage), que têm maior velocidade de transferência (com taxas de leitura de até 530 MB/s) e maior capacidade de armazenamento (até 256 GB!), tudo para mudar e facilitar ainda mais a vida de qualquer fotógrafo.

cartões-UFS-samsung

Cartões UFS de altíssima velocidade

Como já mencionado, a taxa de leitura dos cartões UFS podem atingir até 530 MB/s, o que é absurdamente melhor se comparado aos cartões utilizados hoje em dia, sabendo que os microSD normalmente alcançam apenas 95 MB/s de leitura. Isso é perfeito não só para ganhar velocidade na captação de imagens em câmeras digitais, mas também para ganhar tempo na transferência de arquivos. Além disso, é possível realizar leitura e escrita simultânea de dados, dobrando a capacidade de banda!

“Nosso novo cartão UFS fornecerá uma experiência ideal para os consumidores de espírito digital e liderar a indústria, apresentando uma solução de cartão de memória mais competitiva”, diz Jung-bae Lee, vice-presidente sênior, do departamento de engenharia de produtos de memória da Samsung Electronics. “Ao lançar o novo cartão de alta capacidade (256 GB) e alto desempenho, estamos mudando o paradigma de crescimento do mercado de cartões de memória para priorizar a experiência e a conveniência do usuário acima de tudo.”

Os fotógrafos serão os maiores beneficiados

O objetivo principal desta tecnologia é utilizar os novos cartões UFS em dispositivos que fotografem e filmem em alta resolução, o que inclui smartphones, câmeras DSLRs, drones e até mesmo câmeras de realidade virtual em 3D.

O cartão de 256 GB é o que apresenta o melhor desempenho e essas melhorias substanciais reduzem significativamente o tempo de download, tempo de carregamento de miniaturas e o tempo de compensação no modo de disparo contínuo, que pode ser particularmente benéfico para os usuários de câmeras DSLR.

O cartão precisa de menos de sete segundos para capturar 24 imagens em JPEG de alta resolução (cartões microSD UHS-1 levam cerca de 32 segundos). Caso queira registrar vídeos, o mesmo cartão demora apenas 30 segundos para gravar um Full HD de 5 GB!

cartões-UFS-samsung-256gb

A Samsung patenteou os desenhos dos novos cartões, mas terão permissão para que outras fabricantes desenvolvam produtos compatíveis. Está nascendo um novo padrão de mercado para cartões de memória e eu estou muito curiosa para testar essa novidade! Só resta saber se serão compatíveis com os equipamentos que temos hoje, alguns dizem que não funciona com os atuais smartphones, mas ninguém disse nada sobre as câmeras digitais. Então vamos aguardar mais detalhes.

Os cartões UFS da Samsung serão comercializados com quatro opções de capacidade: 32, 64, 128 e 256 GB. Os valores ainda não foram divulgados, mas sabemos que estarão bem acima da média.

Fonte: Samsung Newsroom

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *