Pular para o conteúdo

O encanto das fotografias antigas

  • por

Eu não sei você, mas eu, pessoalmente, fico maravilhada com o encanto das fotografias antigas. Mas antigas mesmo. Daquelas feitas com câmeras enormes, fabricadas em madeira, e que levavam dias para ficarem prontas. Sabe por quê? Por que todas elas, sem exceção, contam uma história particular. Afinal, naquele tempo, todos que se prestassem a carregar uma câmera fotográfica era por estar totalmente disposto e dar o melhor de si e capturar boas imagens.

Vivemos na era dos arquivos digitais, fáceis de serem obtidos e descartados. E, infelizmente, essa facilidade também tem afetado a arte fotográfica. Não ou entrar nessa discussão porque gera muito debate e esse não é o foco deste texto. O que quero dizer é que todos nós deveríamos investir algum tempo para admirar, conhecer e aprender com as fotos antigas.

Estas imagens nos fazem lembrar como é importante não sermos escravos da tecnologia. Mais do que trocar de equipamento todo ano, aprender técnicas de edição de imagem cada vez mais avançadas ou fotografar tudo o que for possível, é preciso dar mais atenção à fotografia em sua essência. Quanto mais você se dedicar a conhecer a fotografia e sua história, mais estará preparado para criar belíssimas imagens com qualquer tipo de dispositivo.

E não há melhor maneira de recuperar a ideia inspiradora observando, atentamente, fotografias antigas. Escolhi algumas aqui, espero que aprecie!

Old-Arapaho-Indian
Um velho índio Arapaho (1910, por Edward S. Curtis)
William-Russell-Esqr-H
William H. Russell, correspondente de Londres (entre 1855 e 1865, por Roger Fenton)
louis-desire_blanquart-evrard
Família descansando (França, 1802-1872, por Louis-Desire Blanquart-Evrard)
bisson_freres-1860
Mont Blanc (1860, por Bisson Frères)
john-thomson-1869
Canton (1869, por John Thomson)

2 comentários em “O encanto das fotografias antigas”

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *