Pular para o conteúdo

O que você precisa saber para fotografar eventos

  • por

Antes de mais nada, é bom deixar claro que este não é um post com dicas de equipamentos e técnicas, mesmo porque este é o mínimo de conhecimento que você precisa ter para fotografar eventos. O que quero compartilhar aqui hoje são algumas dicas de questões muito importantes que alguns fotógrafos acabam se esquecendo. Espero que minha reflexão seja útil! 🙂

o-que-saber-antes-de-fotografar-eventos

Sempre tenha uma pauta para fotografar eventos!

A primeira delas é sobre a questão da pauta. Você não pode, NUNCA, aceitar um job de evento, qualquer que seja, sem captar todas as informações necessárias. Sempre que combinar um trabalho, marque uma reunião com o seu cliente e converse sobre tudo o que você precisa saber sobre o evento.

Já vi muitos casos nos quais o cliente contrata um fotógrafo, sem acertar a pauta, e acaba recebendo imagens que não são úteis. Nem sempre o que o fotógrafo quer registrar são imagens que o cliente realmente precisa. Para ajudar nessa conversa, inclua algumas perguntas básicas em sua pauta:

  1. Qual o local do evento? É preciso levar equipamento especial para fotografar?
  2. Qual o objetivo das fotografias? Será apenas um registro ou produção de material de divulgação?
  3. Quais imagens não podem faltar (pessoas específicas, lugares, momentos, expressões etc.)?
  4. Qual estilo poderá ser utilizado (fotojornalismo, artístico etc.)?
  5. Crie uma agenda (com data, horário e local) de momentos que merecem destaque. Você dará conta de tudo sozinho ou precisará de ajuda?

Se possível, peça o histórico

Outro ponto de extrema importância: estude para fotografar eventos. Pesquise e peça detalhes completos, informe-se sobre o cronograma e o objetivo das atividades a serem desenvolvidas. Se for possível, peça exemplos de fotografias anteriores que demonstrem o que o cliente precisa. Desta maneira você terá mais facilidade para identificar o que é relevante! Conhecer todo o histórico também te ajudará a fazer uma análise para planejar as imagens. Talvez você tenha novas ideias que poderão ser negociadas e apresentadas ao cliente.

Esteja preparado para lidar com pessoas

Mais do que qualquer outra área da fotografia, o fotógrafo de eventos está constantemente conectado às pessoas! É preciso estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação. Antes do evento, descubra o tipo de público presente e lembre-se algumas pessoas detestam serem “perseguidas” por fotógrafos.

A lei aqui é ser sempre simpático, educado e gentil. Não trabalhe como um fantasma, que parece estar mais roubando imagens do que fotografando. Interaja com as pessoas e registre o melhor de todos. Tenha sempre em mente que todo e qualquer evento está cheio de possíveis clientes!

o-que-saber-antes-de-fotografar-eventos-2

Às vezes é preciso ser muito discreto, como no caso de estar fotografando um evento empresarial interno, apenas para registro. Desligue seu celular, retire o som de beep da câmera para não atrapalhar discursos, evite bloquear a visão dos participantes etc. Saber como se comportar, de acordo com o evento, é chave fundamental para causar boa impressão ao cliente.

Também pode acontecer de você precisar dividir o espaço com fotógrafos desconhecidos, como acontece em shows, jogos esportivos etc. Sempre de cultive boas amizades e nunca permita que seu trabalho vire um campo de guerra, ok? Seja sempre respeitoso com seus colegas e outros profissionais (assessores, seguranças, produtores etc.).

Isso é regra: você tem a obrigação de aprender a lidar com pessoas e qualquer tipo de situação!

Planejamento é fundamental

E por fim, mas não menos importante, analise, avalie e estude tudo o que será necessário para o bom andamento do seu trabalho. Decida qual o melhor equipamento utilizar (em shows, por exemplo, pode não ser indicado utilizar flash, para não estragar todo o clima que a produção criou com a iluminação) e como você fará o transporte de tudo. Prepare-se para registrar MUITAS fotos e leve cartões de memória extras, é melhor errar por excesso do que por falta. Caso você esteja iniciando e ainda não tem tudo o que precisa, verifique a possibilidade de alugar os materiais ou pedir emprestado aos amigos.

Enfim, pense em tudo o que precisa e crie o costume de fazer anotações após cada evento, você pode criar um arquivo de ideias de melhoria e pontos que seus clientes elogiaram e que poderão ser aproveitados em outros trabalhos.

fotografar-eventos-anotacoes

E é isso!

Espero ter ajudado e nunca esqueça de ter seriedade e dedicação no seu trabalho. Os clientes contratam fotógrafos com uma expectativa inicial… Você quer ser reconhecido pelo que oferece serviços básicos ou, até mesmo, deixa a desejar? Ou prefere ser aquele fotógrafo que sempre surpreende e conquista cada vez mais clientes? A escolha é sua, você é responsável pelo seu sucesso!

Tem alguma experiência que pode ser importante para outros fotógrafos? Conte sua história no espaço de comentários logo abaixo e ajude seus colegas. Conhecimento e experiências foram feitos para serem compartilhados!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *