Pular para o conteúdo

Os inovadores fotocartuns de Luc Descheemaeker

Luc Descheemaeker é um cartunista belga, professor de arte e cultura no Instituto de Saint-Joseph em Torhout (Bélgica). Mais conhecido como O-Sekoer, já ganhou mais de 190 prêmios em concursos gráficos no mundo todo. Sempre criativo, o artista inovou e criou alguns do primeiros fotocartuns, que são nada mais do que fotografias produzidas de maneira analógica, sem qualquer tipo de intervenção digital, e que contêm sempre um elemento engraçado.

fotocartuns-01_o-sekoer

Olhe bem… O que você vê de diferente nesta foto?

Conheci os fotocartuns de O-Sekoer no Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo (SP). As imagens compõem a exposição Esta Sala É Uma Piada, prevista para permanecer até o dia 12 de abril de 2015. Além de toda a diversão, as fotografias também provocam reflexão sobre todo o processo que envolve a concepção e produção dos cenários e figurinos relativos à piada planejada. Para produzir as imagens, o artista precisou aprender a fotografar e chamou alguns amigos para representar as personagens que imaginou. O resultado é incrível!

Se você acha difícil criar narrativas e fotografias que transmitam mensagens, imagine todo o processo criativo necessário para criar fotocartuns. Desconheço fotógrafos que tenham produzido algo parecido. Fiz uma pesquisa na internet e não encontrei nada a respeito. Este é mais um achado inovador no mundo da fotografia. Quem sabe não é aquela inspiração que falta? Você pode até não querer trabalhar com isso, mas é indiscutível que praticar fotocartuns deve ser uma maneira excelente para desenvolver seu potencial criativo. Que tal?

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior e divirta-se!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *