O Dia dos Namorados está a caminho. Quem gosta de fotografia com certeza irá registrar alguns momentos desta data tão especial. Então, já que a ideia é eternizar um dia feliz, que tal fugir do padrão “casal feliz” das imagens que temos com nossos amores e aproveitar para fazer fotografias diferentes e mais interessantes?
por jason-nicholas
Antes de tudo é legal definir o que você deseja passar com a foto. As imagens sempre se comunicam com quem as vê, por isso estabelecer um tema/objetivo permite que você capture imagens muito mais bonitas e envolventes, já que irão demonstrar extamente o que você quiser – tentar transmitir os sentimentos que vocês têm um pelo outro é uma excelente opção. Não será apenas um clique resultante de um “Ah, vamos tirar uma foto” – entende?
O Dia dos Namorados é uma data em que costumamos capturar mais autorretratos, afinal a comemoração é feita a dois e, geralmente, não há ninguém para fotografar o casal. Isso torna a “missão” um pouco mais complicada, porque se já é difícil fazer um autorretrato sozinho, imagina com uma companhia. Com certeza muitas imagens não ficarão boas, até acertar o enquadramento, foco e tudo mais. Mas, se você tiver o tema/objetivo bem estabelecido e um pouco de paciência conseguirá capturar imagens muito mais bonitas que possa imaginar.
Então, só para resumir, você precisa definir o que deseja comunicar com suas fotos (romantismo, alegria, diversão, carinho, sensualismo, etc.), precisa conhecer o equipamento que irá utilizar para fotografar (desde um celular até uma câmera digital mais completa) e precisa ser paciente para obter as fotografias que desejar. Tendo isso em mente, basta seguir algumas dicas:
Planeje a fotografia
Decida qual equipamento é melhor para ser utilizado levando em consideração os lugares que vocês forem visitar no dia. Se você já conhece o destino, comece mentalizando quais os melhores lugares para fotografar, se for um local novo procure observar os detalhes do ambiente antes de começar a capturar as imagens.
Fundos diferentes
Não se esqueça de escolher bem o fundo da fotografia. Escolha lugares que combinem com vocês, faça enquadramentos que revelem as belezas dos lugares que visitarem.
por Eliane Terrataca
Arrisque
Procure fazer fotografias mais dinâmicas. Fuja do tradicional! Faça enquadramentos e ângulos diferentes, capturando apenas alguns detalhes de vocês (pode ser uma parte do corpo ou apenas um pedaço do rosto, o que você preferir).
Sequencia de fotos
Monte uma sequencia de imagens para contar uma pequena história, ou então aproveite o recurso “continuous shooting” da sua câmera digital para capturar fotos interessantes – dispare o obturador e façam o que quiserem, dancem, beijem-se, pulem, sorriam juntos, façam caretas, e depois é só ver o resultado. Você pode se surpreender!
Brinque com a luz
Preste atenção na iluminação do ambiente e use isso a seu favor. Se possível ilumine o ambiente da maneira como desejar. Tome cuidado com o sol muito forte, além de fazer a fotografia perder muitos detalhes pela alta quantidade de luz, vocês podem ficar com as caretas típicas de quem fica sob uma forte fonte de luz.
por Enzo D.
Largue a câmera
Aproveite o recurso de “timer” das câmeras digitais para deixar a máquina onde quiser e correr para o seu amor, capturando uma foto de vocês por completo.
Preto & Branco
Ok, o amor é lindo e todo colorido. Mas as fotografias em P&B podem dar um charme a mais ao sentimento que há entre vocês.
Tente outra vez
Se você não conseguiu fazer a foto como gostaria, tente capturar mais uma vez e quantas mais forem necessárias. E, o mais importante, não apague as fotos, mesmo que não tenha gostado! Lembre-se que sempre mudamos de opinião, além de que uma imagem vista na tela da computador ou impressa pode ser muito mais interessante de quando é vista pela telinha da câmera!
por DriftN2Forty
Acho que é só isso. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho, afinal só você é quem pode definir como vai capturar as imagens da melhor maneira possível – eu adoraria ver os resultados! 🙂
Feliz ♥ Dia dos Namorados ♥, com muito juízo e amor!
« « Leia também » »
Dicas para autorretrato (closeup)
Como capturar boas fotos com o celular